Eclipse Solar

O que é um eclipse solar:

Eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, ocultando a luz emitida pela estrela em direção ao planeta.

Para haver um eclipse solar são necessárias algumas condições básicas. Além da Lua estar na sua fase Nova, esta também deve atravessar o plano orbital da Terra, chamado de “linha de nodos”.

Representação de um eclipse solar
Representação de um eclipse solar

Como a trajetória de órbita da Lua ao redor da Terra é diferente da da Terra ao redor do Sol, este “cruzamento” entre as órbitas só ocorre em média duas vezes ao ano.

Se ambos os corpos celestes (Terra e Lua) tivessem o mesmo ritmo e linha orbital, toda vez que a lua estivesse na sua fase nova, haveria um eclipse solar.

Tipos de Eclipses Solares

Os eclipses solares podem ser de dois principais tipos: totais ou parciais. No primeiro caso, a luminosidade do Sol é totalmente escondida pela lua, enquanto que no eclipse parcial, apenas parte da luz do Sol é ocultada pelo satélite natural.

O que caracteriza o eclipse solar total é a ausência momentânea da luz do sol em determinada região. Neste caso, a lua está numa etapa da trajetória orbital bastante próxima da Terra, fazendo com que haja a ilusão de ótica de ter o mesmo tamanho que o sol. As zonas onde a luz do sol é totalmente bloqueada pela lua são chamadas de umbrais.

Por sua vez, o local onde a luz do sol fica parcialmente ocultada pela lua é chamado de penumbral, e caracteriza os eclipses solares parciais.

Os eclipses totais podem ter até 7 minutos de duração, enquanto os parciais atingem a marca máxima de até 13 minutos.

Ainda existem outros gêneros diferentes de eclipses solares: anular e híbrido.

Também conhecido por eclipse anelar ou eclipse em anel, o eclipse anular ocorre quando a lua está na sua órbita mais distante da Terra e não consegue cobrir totalmente o sol, formando uma espécie de “anel solar” ao redor da silhueta do satélite natural.

Eclipse solar

O eclipse híbrido ocorre quando o posicionamento da lua faz com que o eclipse possa ver visto como total em determinadas áreas da Terra e parcial em outras.

Diferença entre eclipse solar e eclipse lunar

O eclipse solar ocorre quando a lua está na sua fase Nova, ou seja, a sua órbita está entre o Sol e a Terra.

Já o eclipse lunar só acontece quando a lua está cheia, neste caso o planeta Terra está entre o sol e o satélite natural.

Ambos os casos são classificados como fenômenos astronômicos e podem ser observados a olho nu a partir do planeta Terra, de acordo com as condições climáticas ideais.

Veja também: eclipses, Sol e penumbra

Atualizado em