Significado de Efetivo

O que é Efetivo:

Efetivo é um adjetivo que qualifica aquilo que tem efeito, que é real, verdadeiro, legítimo. Tornar efetivo é efetivar, levar a efeito, realizar, concretizar.

O termo efetivo pode ter outros diferentes sentidos, dependendo do contexto em que é empregado: pode fazer referência àquilo que é permanente, definitivo, estável, fixo, não interrompido. Ex.: Serviço efetivo.

Efetivo é o conjunto de tropas que constituem as unidades militares do Exército, Marinha e Força Aérea, como também das instituições policiais.

Efetivo é algo eficaz, eficiente, bem sucedido, que não falha, em que há segurança. É também aquilo adequado, bom, prático, confiável, satisfatório. Efetivo é algo seguro, sólido, poderoso.

Com relação ao comércio, efetivo é o ativo líquido do comerciante.

Efetivo, eficiente e eficaz

Efetivo, eficiente e eficaz são termos tratados como sinônimos, porém são observadas algumas diferenças. É possível que uma ação seja ao mesmo tempo, efetiva, eficiente e eficaz, como também pode ser eficaz sem ser eficiente. As diferenças são mais observadas quando são empregados no âmbito da Administração:

Efetivo (adjetivo) ou efetividade (substantivo) é a qualidade do que atinge seu objetivo, é a capacidade de funcionar regularmente, satisfatoriamente, fazendo referência ao que é real e verdadeiro. Ex.: “O resultado da reunião foi bastante efetivo”.

Eficiente ou eficiência é a qualidade do que se faz com excelência, que dá bom resultado, que produz o efeito desejado com competência. Ex.: “O trabalho foi realizado com eficiência”.

Eficaz ou eficácia é chegar ao objetivo proposto, é cumprir a função, é executar o que foi determinado. Ex.: “O equipamento mostrou ser eficaz”.

Cargo Efetivo

Cargo efetivo é aquele que é ocupado exclusivamente por trabalhador que foi aprovado em concurso público e pressupõe-se uma situação de permanência, que não será interrompido, que será efetivado após o estágio probatório de três anos, quando o servidor adquire estabilidade no emprego, esta garantida pela Constituição.

O servidor ocupante do cargo efetivo poderá, durante o período do estágio probatório de três anos, ser exonerado, por simples dispensa, ou demitido, se cometer falta grave.

O cargo de professor efetivo é exercido por professores que são aprovados em concurso público, seja ele, na esfera municipal, estadual ou federal, adquirindo desta forma a estabilidade no emprego.

Funcionário efetivo

Funcionário efetivo é aquele funcionário que tem sua carteira de trabalho assinada pelo empregador, passando então a fazer parte do quadro efetivo de funcionários registrados, que terão todos os direitos determinados pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Veja também

Data de atualização: 28/08/2018.