Significado de Efluentes industriais

O que são Efluentes industriais:

Efluentes industriais são os resíduos líquidos e gasosos provenientes das atividades industriais, que liberados no meio ambiente sem o devido tratamento têm gerado efeitos danosos para toda a biodiversidade do planeta.

Os efluentes industriais gasosos são um dos principais responsáveis pela poluição do ar nas grandes cidades, com o lançamento na atmosfera de gases tóxicos, liberados principalmente pelas chaminés das fábricas.

Os níveis de emissão de gases na atmosfera foram regulamentados pelo “Protocolo de Kyoto”, na Conferência de Kyoto, em 1997, com a finalidade de por limites às emissões desses gases poluentes na atmosfera.

O lançamento na atmosfera, em grande quantidade, de efluentes industriais, junto com o escapamento dos veículos e também com a queima de resíduos domésticos e industriais em depósitos de lixo têm gerado fenômenos como a chuva ácida, o buraco na camada de ozônio, o efeito estufa e a inversão térmica.

A poluição do ar por partículas suspensas e substâncias venosas para o homem, como o dióxido de enxofre, dióxido de carbono, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, aumenta e agrava o número de doenças e infecções respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite.

Efluentes industriais líquidos

Efluentes industriais líquidos são os resíduos provenientes das atividades industriais, que são lançados de volta à natureza. Esses resíduos líquidos possuem características químicas, físicas e biológicas que variam conforme o ramo da atividade industrial.

Os efluentes industriais líquidos são resultado dos diversos processos de fabricação e da higiene da própria indústria. São líquidos impregnados de substâncias poluentes, que devem ser tratados para depois retornar à natureza.

A emissão de efluentes líquidos na natureza foi regulamentada pelo “Protocolo de Annapolis”, publicado em 1999, que diz respeito ao lançamento de esgoto sanitário no mar, através de emissários submarinos.

Tratamento dos efluentes industriais

O tratamento dos efluentes industriais requer diversas técnicas para remover ou reduzir os poluentes, antes do descarte ou da sua reutilização. São usados processos biológicos, e processo físico-químico. Uma única empresa pode gerar diversos tipos de resíduos que demandam tratamentos específicos, que podem ser realizados por empresas especializadas.

Ver também

Data de atualização: 05/11/2014.