Significado de Efluentes líquidos

O que são Efluentes líquidos:

Efluentes líquidos são substâncias poluentes que lançadas na natureza sem o devido tratamento, causam sérios danos ao ecossistema dos rios, lagos, córregos e oceanos.

Os efluentes líquidos são provenientes dos esgotos sanitários, das indústrias, dos lixões, das redes pluviais poluídas e da agricultura, resultado da atividade humana junto à natureza.

Um dos efluentes líquidos mais poluentes é o esgoto sanitário ou efluente doméstico, que caracteriza os dejetos provenientes de qualquer edificação que tenha banheiro ou cozinha. Se não tratado e jogado nos rios, lagoas e no mar, o efluente doméstico consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortandade de peixes. O fósforo e o nitrogênio, presentes nesses despejos, quando em alta concentração, causam a proliferação de algas, prejudicando a respiração das espécies aquáticas, provocando o desequilíbrio ambiental.

Efluentes líquidos industriais

Os efluentes líquidos industriais são os resíduos provenientes das atividades industriais, que são lançados no meio ambiente. Essas águas possuem características químicas, físicas e biológicas que variam de acordo com o ramo de atividade de cada indústria.

Os efluentes líquidos industriais são provenientes do processo de fabricação de diversos produtos, de lavagens de tanques, tubulações, equipamentos, pisos, do processo de resfriamento e de geradores a vapor etc. Essas águas tornam-se impregnadas por resíduos ou pela perda de energia térmica, originando produtos contaminados que devem ser tratados antes de serem devolvidos aos mananciais.

Tratamento dos efluentes líquidos

O tratamento dos efluentes líquidos de cada indústria deve obedecer à legislação ambiental regional. O tratamento é baseado na transformação dos poluentes dissolvidos e em suspensão em gases inertes e ou sólidos sedimentáveis para a posterior separação das fases sólida e líquida.

O sistema de tratamento deve ser utilizado com o objetivo de evitar a degradação da natureza, uma vez que essas águas serão lançadas de volta à natureza.

O tratamento de efluentes domésticos consiste na remoção dos poluentes físicos, químicos e biológicos. Os tanques de aeração, é um dos sistemas de despoluição, onde o esgoto é tratado e em muitos casos levado ao mar através de emissários submarinos.

Data de atualização: 26/02/2017.