Significado de Eixo Terrestre

O que é Eixo Terrestre:

Eixo terrestre é uma linha imaginária que passa pelo centro da Terra, indo do Polo Norte ao Polo Sul. A Terra se movimenta em volta do eixo imaginário, perfazendo um total de 24 horas para completar o giro. Portanto essas vinte quatro horas de movimento resultam em um dia e uma noite.

O eixo terrestre é uma linha reta, que está um pouco inclinada em relação ao Sol, apontando sempre na direção da estrêla polar.

Ao mesmo tempo que a terra gira sobre si mesma, ao redor do seu eixo, ela viaja pelo espaço, de forma perpendicular, ao redor do sol, percorrendo uma órbita ligeiramente oval, em forma de elipse. Esse movimento é chamado de translação e para completar uma volta a Terra gasta 365 dias e 6 horas.

Eixo Terrestre

A inclinação do eixo da terra é muito importante. Sem ela todos os pontos da terra receberiam a mesma quantidade de luz e de calor solar durante o ano inteiro. Por causa da inlinação do eixo, enquanto a terra percorre sua órbita, mudam as regiões que recebem mais luz e calor.

Esse movimento perpendicular ao redor do sol é chamado de movimento de translação da Terra. Dele dependem as estações do ano: verão, outono, inverno e primavera.

Após alguns terremotos, como os que ocorreu no Chile em 2010, e no Japão em 2011, especialistas acreditaram que o fenômeno alterou cerca de oito centímetros o eixo da Terra, fazendo que os dias se tornassem mais curtos. Porém, um teoria afirma que, o eixo terrestre não sofreu, mudanças em sua orientação em relação ao sol e as estrelas, a mudança foi apenas em relação à crosta terrestre.

Data de atualização: 11/10/2013.