Significado de Elefante branco

O que é Elefante branco:

Elefante branco é uma expressão utilizada para classificar algo valioso ou que custou muito dinheiro, mas que não possui utilidade ou importância prática.

Popularmente, a expressão elefante branco é também usada para simbolizar os presentes grandes, volumosos e estranhos que não possuem qualquer tipo de serventia para o indivíduo, mas que não podem ser dispensadas.

No âmbito político e empresarial, elefante branco é o nome dado à obra ou projeto que é criado ou construído e que não possui quase nenhuma utilidade para a sociedade. Normalmente, estes investimentos são bastante caros e inúteis.

Nos grandes centros urbanos brasileiros, por exemplo, existem diversos "elefantes brancos", como os estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo de 2014, viadutos e estradas que não auxiliam no fluxo de trânsito, hospitais e outros prédios públicos que foram construidos e abandonados pelo governo.

Biologicamente, o elefante branco é uma espécie de elefante albino, que existe na Ásia e possui um grande valor simbólico entre os tailandeses.

Lenda do elefante branco

A origem do uso da expressão "elefante branco" surgiu por causa de um costume típico no reino de Sião (atual Tailândia).

Segundo conta a lenda, no reino de Sião o elefante brancoera um animal bastante raro e considerado sagrado. Quando um elefante branco fosse encontrado, deveria ser entregue imediatamente para o rei.

Quando algum súdito não agradava o rei, este "presenteava-o" com um elefante branco que, por ser considerado um animal sagrado, não deveria ser recusado ou passado para outra pessoa.

O novo dono do elefante branco tinha a obrigação de cuidar muito bem do animal, alimentando-o, limpando-o e ornamentando-o, tendo para isso muitas despesas e nenhum ganho, pois os elefantes brancos não podiam trabalhar ou ser vendidos.

Os europeus, ao observarem esta prática, passaram a utilizar a expressão "elefante branco" para conotar coisas valiosas, mas que eram inúteis.

Veja também os significados de Elefante e da Cor branca.

Data de atualização: 03/08/2018.