Significado da expressão Em cima

O que significa Em cima:

Em cima é uma locução adverbial e significa que algo está uma posição superior, no topo.

Pode ser utilizada para localizar coisas, como em "comprei um quadro para colocar em cima do sofá". Ou indicação de lugar para pessoas, "ele encontrou-a em cima da cama".

É formada pela preposição em, que indica lugar ou ao que é relativo, e o substantivo cima, que significa cume.

Na gíria, dizer "tudo em cima" quer dizer que algo está certo, confirmado, dominado. Quando alguém pergunta "e aí, tudo em cima?" quer perguntar se está tudo bem com o outro.

Em cima também faz parte de expressões populares, como na gíria "dar em cima", que significa paquerar, cortejar alguém. Ainda existe o "em cima do muro", que corresponde a estar indeciso. E também "em cima da hora", que é no momento exato ou feito às pressas.

Veja também o significado de Em cima da hora.

Encima ou em cima

O certo é encima ou em cima? A forma escrita encima é uma das conjugações do verbo encimar. Enquanto que em cima é a locução adverbial de lugar.

Quando se quer especificar onde acontece a ação, fala-se "em cima", usando o advérbio. Como na frase "pode deixar o relatório em cima da minha mesa".

Já o encima junto usa-se como sinônimo de coroar ou rematar, é o ato executado pelo sujeito ao colocar algo em cima de: "para terminar a decoração da árvore de Natal, só falta encimar com a estrela".

A confusão ocorre principalmente porque o contrário de "em cima", seu advérbio antônimo, é a palavra embaixo. Mas deve-se observar a grafia e respeitar as classes gramaticiais correspondentes. Portanto, quando quer dizer do lugar, em cima é separado, e embaixo é junto. E encima junto é o verbo.

Sinônimos de Em Cima

  • Sobre
  • Acima
  • Por cima
  • No alto
  • Em lugar superior
  • Certo
  • Dominado
Publicado em