Significado de Eminente e iminente

O que é Eminente e iminente:

Eminente e iminente são dois adjetivos parônimos na língua portuguesa, ou seja, possuem grafia e pronúncia similares, mas com significados completamente distintos.

A palavra "eminente" é utilizada para adjetivar algo ou alguém com qualidade de superior, excelência, que seja ilustre ou de grade importância.

O uso deste adjetivo é comum como forma de tratamento para personalidades de importância social, como presidentes, membros da realeza, generais, imperadores e etc. No entanto, quando se refere a algum lugar, monumento ou objeto, a palavra eminente diz respeito principalmente a importância histórica.

Exemplo: "A eminente rainha da Inglaterra saudou os seus súditos esta tarde" ou "A Torre Eiffel é um monumento eminente da capital francesa".

Já o termo "iminente" deve ser utilizado em um contexto relativo a algo que está prestes a acontecer, em via de efetivação imediata.

Exemplo: "O paciente está com risco iminente de perder a vida" ou "O prédio está com risco de perigo iminente".

É comum usar o adjetivo "iminente" em frases ou textos de alertar, avisando de que algo está próximo de acontecer e certificando de que as pessoas tenham o conhecimento disso.

Ver o significado de Eminente e Iminente.

Data de atualização: 31/03/2015.