Significado de Empecilho

O que é Empecilho:

Empecilho é uma dificuldade, um obstáculo que está entre a ação e o objetivo. É um substantivo masculino que designa aquilo que está estorvando, seja uma coisa ou uma pessoa.

Pode ser um empecilho físico, como uma pedra no meio do caminho ou uma estrada fechada, ou um empecilho subjetivo, relacionado a pessoas ou coisas que se colocam entre metas e não só coisas físicas:

"João era um empecilho na vida de Maria, mesmo depois de eles terem terminado o relacionamento".

"Eduardo via sua dificuldade em aprender inglês como um empecilho para a sua carreira".

"Um dos empecilhos para doar sangue é a pessoa pesar menos de 50 quilos".

Entre os sinônimos para empecilho, podemos usar os termos obstáculo, barreira, embaraço, obstrução, objeção, problema, dificuldade, contratempo, estorvo, impedimento e óbice.

Em inglês, a palavra empecilho pode ser traduzida por hindrance ou embarrassment, mas comumente são mais utilizados os termos obstacle ou barrier.

Em espanhol, empecilho pode ser entendido como estorbo, embarazo ou impedimento.

Empecilho ou Impecilho

A escrita correta da palavra é empecilho, sendo que a forma impecilho não existe.

A palavra empecilho vem de empecer, que quer dizer prejudicar ou estorvar. Este verbo, por sua vez, vem do latim impedire, formado pelo sufixo in que representa o negativo e pes, que é examente pés, e significa literalmente amarrar os pés.

Mas na escrita moderna da Língua Portuguesa, ficamos com a forma evoluída "empecer", e por esta razão o substantivo proveniente dela, empecilho, é sempre escrito com e.

Data de atualização: 13/12/2016.