Empreendedorismo Digital

O que é Empreendedorismo Digital?

Empreendedorismo digital é a iniciativa de criar um negócio na internet. Diferentemente dos negócios off-line, no empreendedorismo digital os relacionamentos, sejam com parceiros ou clientes, são realizados no ambiente on-line.

Assim, o empreendedor digital é aquele que opta pelo meio digital para criar seu próprio negócio, sem a necessidade de investir em espaços físicos. O empreendedor digital relaciona-se com seus clientes e vende seus produtos ou serviços através da internet.

Uma plataforma de compra e venda de produtos usados, como a OLX, é um exemplo de empreendimento digital. Essa plataforma possibilita que compradores e vendedores entrem em contato e façam negócios – tudo através da internet. Trata-se de um modelo de negócios chamado marketplace C2C (Consumer to Consumer) – uma espécie de shopping center virtual com transações feitas entre consumidores.

Suponhamos que um professor decida investir em aulas virtuais, para além de suas aulas presenciais. Ele começa postando aulas no YouTube e, conforme seu negócio vai dando certo, decide abrir uma empresa de cursos on-line, convidando colegas de outras disciplinas para trabalhar junto com ele. Esse professor é um empreendedor digital da área da educação.

Um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos, é um empreendedor digital. Ele é fundador e CEO da Amazon, a gigante do e-commerce (comércio eletrônico) fundada em 1994.

Veja também:

Data de atualização: 22/06/2021.