Significado de Empréstimo consignado

O que é Empréstimo consignado:

Empréstimo consignado ou crédito consignado é um tipo de empréstimo onde a forma de pagamento é realizada de maneira indireta todos os meses, sendo deduzida de qualquer meio de vencimento do utilizador.

Esta é uma forma de empréstimo que pode ser obtida nos bancos ou financeiras e sua duração não poderá ser superior a 72 meses (seis anos).

O empréstimo consignado também só pode ser feito por pessoas que possuam vínculo empregatício de carteira assinada com alguma empresa e ela oferecer este benefício em convênio com algum banco. Ele também pode ser feito por quem é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS.

A principal diferença do empréstimo consignado das demais formas de empréstimo é que suas parcelas são pagas através do desconto na folha de pagamento ou do benefício do INSS, de maneira que o utilizador terá menos dinheiro em conta, já que não poderá evitar este desconto.

Veja o significado de INSS.

Ele também é praticado com juros e outros encargos que variam conforme o valor contratado. Além das taxas, é cobrado também o Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF).

Veja também o significado de IOF.

Esta é uma maneira adotada pelos bancos e financeiras para garantir que elas receberão as parcelas normalmente, evitando o risco de inadimplência dos beneficiados.

Porém sempre existem algumas dúvidas sobre quanto ao valor que pode ser pedido nesta modalidade de empréstimo, assim como quanto será descontado na folha de pagamento. Para isto, os bancos oferecem simuladores de crédito online para que se possa calcular estes valores.

Data de atualização: 17/08/2017. O significado de Empréstimo consignado está na categoria: Geral