Significado de Endomarketing

O que é Endomarketing:

Endomarketing é o conjunto de ações e estratégias do marketing voltadas para a empresa e seu público interno.

Também chamado de marketing interno, é o tipo de estratégia que visa melhorar a imagem institucional da empresa entre seus colaboradores e desta maneira reduzir o número de rotatividade na empresa, o chamado turnover.

Enquanto o marketing “tradicional” se preocupa em atrair a atenção do cliente externo para que ele compre os produtos ou contrate os serviços da empresa, o endomarketing se foca nos colaboradores e em todos que fazem parte do negócio.

No endomarketing, o público-alvo principal são os colaboradores e por esta razão, esta ferramenta aparece sempre aliada a gestão do departamento de recursos humanos das empresas.

Esta atuação conjunta contribui para integrar a relação dos funcionários com a empresa, através de uma comunicação uniforme, assertiva e alinhada e que seja integrada também a cultura empresarial.

Exemplos de endomarketing

As ações utilizadas pelo endomarketing são similares as do marketing tradicional, com o objetivo de valorizar o público interno, como se ele fosse o seu primeiro cliente.

Neste contexto, ações como a eleição do funcionário do mês, a prática de exercícios durante a atividade laboral e treinamentos para melhoria na função e podem ser exemplos de endomarketing.

veja também o significado de marketing.

Data de atualização: 06/10/2017.