Significado de Energia fotovoltaica

O que é a Energia fotovoltaica:

Energia fotovoltaica ou energia solar fotovoltaica é a eletricidade produzida a partir da radiação solar, ou seja, da luz do Sol. Representa um tipo de energia limpa e renovável.

Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. A energia fotovoltaica pode ser gerada mesmo em dias nublados ou chuvosos, no entanto em menor intensidade.

A luz do Sol é absorvida pelas chamadas células fotovoltaicas, pequenas estruturas que formam os painéis solares que são afixados em locais onde haja incidência solar. Essas células são formadas de silício (Si), um dos elementos químicos mais comuns no planeta e ótimo semicondutor.

A luz que chega nas células fotovoltaicas são carregadas de fótons, partículas que são constantemente irradiadas a partir do Sol. Os fótons reagem com essas células e estimulam os elétrons presentes no silício, fazendo com que estes se movimentem. A eletricidade é gerada a partir deste deslocamento dos elétrons, num fenômeno conhecido como Efeito Fotovoltaico.

Assim, a energia fotovoltaica produzida pelo painel solar é transmitida para um dispositivo chamado inversor solar, que transforma a corrente elétrica contínua (CC) em corrente alternada (AC). Desta forma, a eletricidade pode ser usada como parte integrante da rede elétrica local.

A primeira célula solar foi fabricada em 1883, pelo inventor norte-americano Charles Fritts. No entanto, a descoberta do efeito fotovoltaico pertence ao físico francês Alexandre Edmond Becquerel, em 1839. O termo "fotovoltaico", por sua vez, foi usado em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta (1745 - 1827), o inventor da primeira bateria elétrica (pilha de Volta).

Saiba mais sobre a Energia renovável.

Vantagens e Desvantagens da energia fotovoltaica

Principais vantagens

  • Energia totalmente renovável: a luz do sol é constante e consistente, aliás, a energia solar é tida como a mais previsível e estável entre as outras fontes de energia limpa (eólica e hídrica);
  • Não faz barulho: os painéis com células fotovoltaicas não fazem nenhum ruído enquanto estão produzindo a energia. O processo de obtenção da energia é totalmente silencioso;
  • Não polui: os painéis solares produzem mais de 20 vezes a energia que foi utilizada para a sua fabricação;
  • Não precisa de muita manutenção: os painéis duram mais de 25 anos com apenas uma limpeza anual;
  • Fácil instalação dos painéis;
  • Energia pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica;

Principais desvantagens

  • Não há o aproveitamento durante a noite: devido a ausência da luz solar durante a noite, os painéis não são capazes de produzir a energia fotovoltaica durante este período;
  • São caros: os painéis e células solares tem um elevado custo de aquisição;
  • Produção pode variar de acordo com as condições climatéricas: mesmo funcionando em tempos nublados ou chuvosos, a potência da produção diminui;
  • Formas de armazenamento da energia fotovoltaica são pouco eficientes.

Saiba mais sobre Energia solar.

Data de atualização: 15/11/2017.