Significado da Energia geotérmica

O que é a Energia geotérmica:

Energia geotérmica ou energia geotermal consiste no processo de obtenção de energia através do calor presente no núcleo da Terra.

Abaixo da crosta terrestre existe o magma, um tipo de rocha líquida que possui elevada temperatura. A energia geotérmica representa o aproveitamento desse calor como matéria fundamental para produção de eletricidade, para o aquecimento de edifícios, de estufas, etc. 

Aliás, o uso da energia geotérmica no processo de produção de eletricidade é um dos sistemas mais benignos existentes, pois não é agressivo para o meio ambiente e mais barato do que as outras formas de produção de energia.

A energia geotérmica não é renovável, visto que o fluxo de calor do centro da Terra é insuficiente para preencher a demanda necessária. De acordo com estimativas, o campo geotérmico da Terra pode ser esgotado em algumas décadas, sendo que levariam séculos para que essas reservas fossem repostas. 

As usinas geotérmicas funcionam a partir do superaquecimento da água, que por sua vez produz vapores de alta pressão que movimentam as turbinas conectadas aos geradores de eletricidade. No entanto, ao invés de usar combustíveis fósseis para aquecer a água, por exemplo, essas usinas aproveitam diretamente o calor do centro da Terra.

Veja também o significado da Energia térmica.

Existem três principais formas de utilizar a energia geotérmica: 

1 - Utilização direta: através de reservatórios geotérmicos. As temperaturas aqui variam entre os 20ºC e os 150ºC, e podem ser usadas para fornecer calor para aquecer ambientes, termas, etc.

2 - Centrais geotérmicas: aproveitamento direto dos fluidos geotérmicos com temperaturas superiores aos 150ºC. Podem ser usadas para movimentar turbinas que produzem eletricidade, por exemplo.

3 - Bombas de calor geotérmicas (BCG): bombeamento da água termal através de tubos inseridos no solo. Este sistema é usado principalmente para controlar a temperatura ambiente.

Vantagens e Desvantagens da Energia Geotérmica

Como dito, uma das principais vantagens da energia geotérmica é o fato de ser uma alternativa muito menos poluente para o meio ambiente. Outro aspecto positivo é a relativa facilidade para instalar uma usina geotérmica, principalmente para abastecer locais mais isolados.

No entanto, não é facilmente renovável, fazendo com que as reservas geotérmicas sejam limitadas. Além disso, o odor e as propriedades nocivas à saúde do vapor de água que é extraído do interior terrestre também pode representar um perigo para as pessoas expostas.

Saiba mais sobre a Energia renovável.

Energia geotérmica no Brasil

O Brasil não possui áreas de fácil acesso para que seja extraída a energia geotérmica, já que as zonas com magma estão muito distantes da superfície terrestre. 

Por este motivo, esta fonte de energia ainda é pouco explorada no país, principalmente por ser preciso a aplicação de uma estrutura muito dispendiosa para atingir os locais considerados suficientes para a produção de eletricidade, por exemplo.

O significado da Energia geotérmica está na categoria: Ciência