Significado de Energia hidrelétrica

O que é Energia hidrelétrica:

Energia hidrelétrica é a forma de obter energia elétrica através da força e do movimento das águas (energia potencial ou energia hidráulica).

Considerada a segunda maior fonte de energia elétrica do mundo, este tipo de energia é produzido por meio do aproveitamento do potencial hidráulico, ou seja, a força das águas dos rios é utilizada para gerar energia. 

Esta geração de energia só é possível por meio da construção de usinas hidrelétricas em rios que tenham um grande volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. São elas que transformam a força das águas em energia elétrica e as fornecem para a população.

Como a usina hidrelétrica produz energia?

Nas usinas hidrelétricas são construídas barragens que controlam a força da água, que é conhecida também como energia potencial.

Quando a água passa pelas tubulações da usina e das barragens, ocorre o processo de transformação da energia potencial (a energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas).

As turbinas em movimento são conectadas a um gerador responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica e conduzi-la para os cabos e transformadores de energia que chegam até as residências.

Estima-se que aproximadamente 20% da energia elétrica do mundo seja produzida por meio de usinas hidrelétricas.

Veja mais sobre o significado de Usina hidrelétrica.

Vantagens e desvantagens da energia hidrelétrica

A produção de energia elétrica utiliza água em abundância, que é um recurso natural tido como renovável. Entretanto, não se trata de uma "produção limpa" de energia, principalmente pelos impactos ambientais gerados pela instalação de usinas hidrelétricas, inclusive nas comunidades ribeirinhas que vivem nestes locais.

A produção de energia hidrelétrica também não é barata, pois exige um alto investimento na construção das usinas. 

Como ponto positivo, em comparação com outras formas de geração de energia, as usinas causam menos danos ambientais, já que seu funcionamento é baseado em combustível de carvão e de petróleo.

ItaipuA Usina de Itaipu está em funcionamento desde maio de 1984. Fica localizada no Rio Paraná, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

Energia hidrelétrica no Brasil

O Brasil é considerado o terceiro maior produtor de energia hidrelétrica do mundo, devido ao seu grande potencial hidráulico e aos seus recursos hídricos em abundância.

Atualmente, cerca de 90% da energia gerada no país é proveniente das hidrelétricas e existem usinas espalhadas por todas as regiões, entre as quais se destacam:

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: localizada no Rio Paraná, compreende parte do estado do Paraná e parte do Paraguai.
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte: localizada no Rio Xingu, estado do Pará.
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no Rio Tocantins, estado do Pará.
  • Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.
  • Usina Hidrelétrica Santo Antônio: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.

Conheça também outros tipos de energia: Energia mecânica, Energia eólica, Energia nuclear, Energia térmica e Energia cinética

Data de atualização: 15/03/2019. O significado de Energia hidrelétrica está na categoria: Ciência