Significado de Energia hidrelétrica

O que é Energia hidrelétrica:

Energia hidrelétrica é a forma de obter energia elétrica através da força e do movimento das águas (energia potencial ou energia hidráulica).

Considerada a segunda maior fonte de energia elétrica do mundo, este tipo de energia é produzido por meio do aproveitamento do potencial hidráulico, ou seja, a força das águas dos rios é utilizada para gerar energia.

Esta geração de energia só é possível por meio da construção de usinas hidrelétricas em rios que tenham um grande volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. São elas que transformam a força das águas em energia elétrica e as fornecem para a população.

Nas usinas hidrelétricas também são construídas barragens que controlam a força da água, que é conhecida também como energia potencial. E quando a água passa pelas tubulações da usina e da barragem, ocorre o processo de transformação da energia potencial (a energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas).

As turbinas em movimento são conectadas a um gerador responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica e conduzi-la para os cabos e transformadores de energia que chegam até as residências.

Veja mais sobre o significado de Usina Hidrelétrica e Energia Mecânica.

Vantagens e desvantagens da energia hidrelétrica

Por utilizar um recurso natural em abundância, a energia hidrelétrica é a tida como renovável, o que representa uma vantagem, pois produz energia de forma limpa, não poluente e barata.

Porém, ela exige um alto investimento na construção das usinas, além de ter impactos e consequências socioambientais importantes para as comunidades que são afetadas pela construção das usinas.

Energia hidrelétrica no Brasil

O Brasil é considerado o terceiro maior produtor de energia hidrelétrica do mundo, devido ao seu grande potencial hidráulico e dos recursos hídricos em abundância.

Atualmente, cerca de 90% da energia gerada no país é proveniente das hidrelétricas e existem usinas espalhadas por todas as regiões, entre as quais se destacam:

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: localizada no Rio Paraná, compreende parte do estado do Paraná e parte do Paraguai.
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte: localizada no Rio Xingu, estado do Pará.
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no Rio Tocantins, estado do Pará.
  • Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.
  • Usina Hidrelétrica Santo Antônio: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.

Veja também o significado de Hidráulica.

O significado de Energia hidrelétrica está na categoria: Ciência