Significado de Energia nuclear

O que é Energia nuclear:

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Esta é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível para a geração de energia.

O princípio de funcionamento das usinas e, por consequência, o que gera a energia nuclear é a utilização do calor para gerar eletricidade.

Este calor é produzido pelo processo de fissão nuclear, no qual o núcleo do átomo se divide em duas partes, provocando assim a liberação de uma grande quantidade de energia.

Esta reação nuclear utiliza principalmente átomos de urânio, um recurso mineral não renovável encontrado na natureza, que também é utilizado na produção de material radioativo para uso na medicina.

Além do uso para fins pacíficos, o urânio pode também ser utilizado na produção de armamentos, como a bomba atômica.

Saiba mais sobre Usina nuclear.

A energia nuclear, produzida através dos reatores nucleares pode também ser utilizada para a geração de energia elétrica, por meio da reação controlada da fissão.

Entretanto, ela também pode ser utilizada na produção de armas nucleares, por meio de uma reação descontrolada onde as fissões ocorrem muito rapidamente.

Entre os países que utilizam energia nuclear estão: Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido, Alemanha, Rússia, China, Coreia do Norte e Brasil.

Veja mais sobre a Fissão Nuclear.

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

Vantagens

Uma das grandes vantagens da utilização de energia nuclear para gerar eletricidade é a não contribuição para o efeito estufa, comparada à queima de combustíveis fósseis (carvão, gás ou petróleo) que produz elevada emissão de gases poluentes.

Outras vantagens são: maior independência para os países importadores de combustíveis fósseis, utilização de pequenas áreas de terreno para instalação da usinas etc.

Desvantagens

As desvantagens da utilização de energia nuclear englobam os riscos de acidente nas usinas nucleares, que podem provocar graves danos à população e ao meio ambiente).

Os maiores desastres em centrais nucleares aconteceram em Chernobyl e Fukushima. Depois do desastre em Fukushima (causado por um terremoto), ocorreram várias manifestações contra a existência de centrais nucleares. Na Alemanha, por exemplo, pelo menos uma central nuclear foi encerrada depois das manifestações.

Existem também outras desvantagens como a possibilidade de utilização na fabricação de bombas atômicas; os resíduos radioativos (lixo atômico), apesar da pouca quantidade gerada, não têm utilização posterior; envolve elevados custos de construção e operação das usinas.

Veja também o significado de Bomba Atômica.

Energia nuclear no Brasil

O Brasil é um dos países que mais produzem energia nuclear, devido ao fato dele possui a sexta maior reserva de urânio no mundo, o que assegura uma independência no suprimento do combustível.

Entretanto, a energia produzida utiliza, em vez do Urânio 235, o Urânio 238, onde os isótopos deste elemento possuem diferenças nas suas propriedades quanto ao processo de fissão nuclear e a sua utilização como combustível. Este tipo de urânio se apresenta como um sal amarelo e é conhecido como "yellow cake".

O Brasil também possui a Usina de Angra dos Reis, situada no estado do Rio de Janeiro, que é grande produtora de energia nuclear.

Data de atualização: 13/12/2017. O significado de Energia nuclear está na categoria: Ciência