Significado de Energia solar

O que é Energia solar:

Energia solar é uma fonte de energia alternativa e renovável que vem do sol. A utilização do abundante fluxo de energia solar, sem danos ao meio ambiente, representa uma opção bastante viável e capaz de fornecer energia barata e limpa.

A energia solar é captada sob a forma de luz visível de raios infravermelhos e de raios ultravioletas e transformados em energia térmica ou elétrica.

A radiação que atinge a terra depende da latitude e de condições atmosféricas como nebulosidade e umidade relativa do ar. Quanto maior a incidência de irradiação solar direta, o que implica pouca intensidade de nuvens e baixos índices pluviométricos, melhor o aproveitamento para a geração de energia solar.

Dois métodos são usados para a transformação da energia solar: o método direto é resultado do contato da luz solar com as células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício, gerando a corrente elétrica. No método indireto, a absorção da luz solar é feita através de estações de captação que concentram a energia solar, que chega à Terra de forma difusa, podendo dessa forma ser armazenada.

Energia solar residencial

A energia solar residencial pode ser captada através de painéis solares fotovoltaicos para a geração de energia elétrica ou através de painéis solares para o aquecimento de água, o que diminui o gasto com o uso do chuveiro elétrico ou com o sistema de aquecimento central.

Vantagens e desvantagens da energia solar

As fontes de energia limpas, assim denominadas por se tratar de fontes não poluentes, não emissoras de carbono e renováveis, têm recebido incentivo e diversos projetos e pesquisas procuram desenvolver a eficiência dessas fontes, a redução dos custos e sua viabilidade. Entre essas energias estão a solar, a eólica, a das marés e a da biomassa, fontes que reduzem o impacto ambiental na produção da energia.

A energia solar apesar de demandar um custo alto para sua instalação vem sendo utilizada em diversos países, entre eles, Israel, Estados Unidos, China, Japão, Emirados Árabes Unidos, Espanha, entre outros.

Data de atualização: 05/06/2015.