Significado de Energia solar

O que é Energia solar:

Energia solar é uma fonte de energia alternativa e renovável que vem do sol. A utilização do abundante fluxo de energia solar, sem danos ao meio ambiente, representa uma opção bastante viável e capaz de fornecer energia barata e limpa.

A energia solar é captada sob a forma de luz visível de raios infravermelhos e de raios ultravioletas, que são transformados em energia térmica ou elétrica.

A radiação que atinge a terra depende da latitude e de condições atmosféricas como nebulosidade e umidade relativa do ar.

Quanto maior a incidência de irradiação solar direta, o que implica pouca intensidade de nuvens e baixos índices pluviométricos, melhor o aproveitamento para a geração de energia solar.

Como funciona a energia solar?

A energia solar pode ser usada de três formas: painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares.

Energia fotovoltaica

Por meio de painéis fotovoltaicos, a irradiação dos raios solares é convertida diretamente em energia elétrica. Essa conversão é feita em células fotovoltaicas, feitas de material semicondutor.

Quando a luz do sol incide sobre essas células, os elétrons se movimentam e são captados por campos elétricos, que são formados pela diferença de potencial elétrico.

Nesse processo, os elétrons vão para fora das células e podem ser usados como energia elétrica.

Para produção de energia por painéis fotovoltaicos, não é preciso de alta irradiação solar, no entanto, seu custo de implantação é alto e a eficiência é baixa, em média, 15 % a 25%.

Fotovoltaica

Saiba mais sobre energia fotovoltaica.

Energia heliotérmica

O processo de produção de energia elétrica por usinas heliotérmicas é indireto, pois a irradiação do sol é primeiro transformada em energia térmica para depois se transformar em energia elétrica.

Para isso são utilizados painéis solares que refletem a luz do sol concentrando-as no ponto onde está o receptor.

No receptor há um líquido que armazena calor, esquentando a água das usinas e produzindo vapor.O vapor movimenta as turbinas que acionam os geradores e produzem a energia elétrica.

No Brasil, as regiões semiáridas são ideias para a produção de energia heliotérmica, devido a alta radiação solar e baixa pluviosidade.

Saiba mais sobre radiação solar.

Aquecimento solar

O aquecimento solar é geralmente utilizado para esquentar a água das residências e empresas e também das piscinas.

Esse sistema funciona com coletores solares que absorvem a luz do sol e transmitem calor para a água. Essa água fica armazenada em reservatórios térmicos, chamados boilers.

Vantagens da energia solar

  • A energia solar utiliza uma fonte inesgotável e renovável de energia, ou seja, não se esgota com o uso;
  • Fonte limpa pois a produção de energia não polui o meio ambiente como é o caso dos combustíveis fósseis;
  • É um tipo de energia que necessita de pouca manutenção nos equipamentos e pode ser instalada em locais de difícil acesso, já que não exige grandes investimentos;
  • Devido a intensidade da radiação solar, é uma ótima opção para locais próximos da linha do Equador.

Desvantagens da energia solar

  • A energia para produzir um painel solar é tão grande que pode ser maior que a própria energia gerada por ele;
  • Depende das condições climáticas e não produz energia no período da noite;
  • Em latitudes médias e altas a produção de energia durante o inverno é baixa;
  • O armazenamento de energia não é tão eficiente como em outros tipos de energia;
  • Apesar das reduções nos preços devido à tecnologia e pesquisas, o custo para instalação e geração de energia ainda é alto em relação à energia hidrelétrica e de combustíveis fósseis.

Energia solar no Brasil

No Brasil, apesar do grande potencial para geração de energia a partir da irradiação do sol, muito pouco é proveniente dessa fonte. Estima-se que cerca de 0,02% da produção de energia no país seja solar.

Uma das razões para a baixa utilização desses sistemas são os custos ainda elevados dos materiais, instalação e produção de energia solar.

O grande potencial desse tipo de energia no Brasil é decorrente não apenas da intensa radiação solar, mas também da disponibilidade de silício, a principal matéria-prima utilizada na produção de células fotovoltaicas.

Energia solar no mundo

A energia solar também é pouco utilizada a nível mundial, estima-se que cerca de 1,3% de toda a energia seja proveniente da irradiação solar.

Dentre os países que mais utilizam esse tipo de energia estão a China, a Alemanha, o Japão, os Estados Unidos e a Itália. A China possui cerca de 26% de todas as instalações do mundo para geração de energia solar.

Veja também o significado de energia eólica, energia renovável e energia hidrelétrica.

Data de atualização: 21/11/2019.