Significado de Engenharia Civil

O que é Engenharia Civil:

Engenharia Civil é a parte específica da engenharia dedicada à projeção, construção, gerência e manutenção de todos os serviços ligados à infraestrutura produzida para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.

É a área encarregada de fazer projetos de especialidades, gestão e planejamento de obras e fiscalizar grandes projetos de construção, como a criação de edifícios, pontes, indústrias, túneis, usinas de energia e diversos outros tipos de estrutura.

Veja também o significado de Engenharia

Os profissionais que atuam neste ramo da engenharia são chamados de Engenheiros Civis. Eles são responsáveis por propor e acompanhar as etapas de soluções que causam impacto nas áreas sociais e ambientais para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O local de trabalho do profissional de Engenharia Civil pode variar conforme a especialidade escolhida, ainda que a maioria trabalhe em firmas de consultoria, ondem criam projetos e soluções para um determinado projeto ou estrutura.

O que faz um Engenheiro Civil?

O engenheiro civil atua principalmente na elaboração e na gerência das etapas de projetos que tragam benefícios para o bem-estar das pessoas.

Ele acompanha o processo da construção ou reforma de prédios, estradas, viadutos, obras fluviais, e outros tipos de construção, chefiando as equipes de trabalho e garantindo a estabilidade e a segurança do projeto, além da preocupação com o ambiente natural.

Além desta, outras atividades também são desenvolvidas na Engenharia Civil, conforme a lista abaixo:

  • Prestação de consultorias;
  • Gestão da produção e de processos;
  • Estudo e pesquisa de materiais e de processos;
  • Engenharia de segurança;
  • Execução de obras e serviços técnicos;
  • Perícia, vistoria, avaliação, arbitramento;
  • Ensino, pesquisa, análise, experimentação, divulgação técnica e extensão;
  • Elaboração de orçamentos

Curso de Engenharia Civil

Por ser uma área que utiliza muitos conhecimentos técnicos e científicos, é comum a formação desta área ser ligada às Ciências Exatas.

O Curso de Bacharelado em Engenharia Civil é um dos mais procurados e ofertados pelas universidades e faculdades. Ele tem a duração de 5 anos (10 semestres letivos) e além das disciplinas e atividades clássicas das engenharias, desenvolvidas em laboratórios especializados, também inclui disciplinas das áreas de Administração e Economia.

O curso aborda assuntos como Sistemas Estruturais, Sistemas Elétricos, Construção de Obras Civis, Projetos de Edificação, Sistemas de Transporte, Desenho Técnico, além das disciplinas de Cálculo em diferentes semestres.

O símbolo do curso é representado pela imagem da deusa Minerva (deusa da sabedoria, das artes, da estratégia e da guerra) com um capacete na cabeça, dentro de uma engrenagem, conforme a imagem abaixo:

símbolo engenharia civil

O significado de Engenharia Civil está na categoria: Geral