Significado de Entrar com o pé direito

O que é Entrar com o pé direito:

Entrar com o pé direito é uma expressão popular da língua portuguesa e significa "entrar bem ou começar bem alguma coisa".

"Entrar com o pé direito" não é apenas uma expressão. Para muitas pessoas é um ritual, uma superstição. É possível verificar isso no caso dos jogadores de futebol. Muitos entram no gramado com o pé direito, na esperança que a sorte jogue no time deles. Alguns alunos também entram na sala de aula com o pé direito, para que a matéria não fuja das suas cabeças antes de uma prova.  - "Tenho que entrar na sala com o pé direito, senão não vou me sair bem na prova!"

Origem da expressão

A expressão "entrar com o pé direito" surgiu com a superstição de entrar em algum lugar com o pé direito para dar sorte. Essa tradição é de origem romana. Nos eventos e festas em Roma, os anfitriões acreditavam que ao entrar com o pé certo, poderiam evitar agouros na sua festa e por isso mesmo pediam para os seus convidados cumprirem essa norma. No latim, a palavra “esquerda” significa “sinistro”, o que explica a crença dos romanos de que os lados direito e esquerdo simbolizavam o bem e o mal. Foi a partir dessa altura que a expressão e a crença se espalharam pelo mundo.

Esta crença está tão fundamentada na nossa sociedade que o próprio Santos Dumont mandou construir em sua casa escadas onde só era possível subir iniciando o trajeto com o pé direito. Até os dias de hoje a "escada Santos Dumont" é fabricada.

O significado de Entrar com o pé direito está na categoria: Expressões Populares