Significado de Epigenética

O que é a Epigenética:

Epigenética consiste nas modificações das funções genéticas que são herdadas, mas que por sua vez não alteram a sequência do DNA do indivíduo. Em suma, representa as variações não-genéticas que são transmitidas de uma geração para outra.

Como todas as células do corpo contêm os mesmos genes, a epigenética serve como meio de controle das funções de cada gene, de acordo com a célula. Por exemplo, no coração existem células com o gene da proteína responsável pela produção do espermatozoide, no entanto este foi "inativado", visto que não há a necessidade desta função naquele órgão.

No entanto, de acordo com os hábitos de vida e o ambiente social em que o indivíduo está inserido, podem ocorrer algumas alterações químicas no DNA e nas proteínas que o envolvem, afetando as funções de alguns genes. Desta forma, acontecem alterações epigenéticas que podem ser transmitidas para os descendentes desta pessoa, por exemplo.

A alimentação, a exposição à poluição, o uso de drogas, a prática de exercícios, dentre outros fatores ambientais também podem servir para alterar algumas funções dos genes, deixando "marcas epigenéticas" que poderão ser herdadas pelas gerações futuras daquele indivíduo.

Saiba mais sobre o significado de Gene e DNA.

Herança epigenética

Consiste nas alterações não-genéticas que podem ser transmitidas para as gerações futuras. Durante a formação de um embrião, por exemplo, as marcas epigenéticas deixadas em alguns genes dos pais são passadas para seus filhos. Essas marcas podem provocar mudanças nas funções de alguns desses genes.

Veja também o significado de Mutação.

O significado de Epigenética está na categoria: Ciência