Significado de Equânime

O que é Equânime:

Equânime significa imparcialidade, igualdade, constância. É aquilo que possui ou demonstra tranquilidade, moderação, serenidade, justiça, ou é aquele que apresenta ânimo sempre igual, que é consciente no que faz ou no que diz. Do latim aequanimus (aequi – igual, anime -  ânimo).

Equânime é um adjetivo de dois gêneros, que se refere àquilo que tem ou em que há equanimidade, ou seja, que tem igualdade de ânimo diante da adversidade ou da prosperidade, da boa ou da má circunstância, que tem serenidade de espírito e equidade em julgar.

Equidade é a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um. É o conjunto dos princípios imutáveis de justiça que levam um juiz a um critério de moderação e igualdade, mesmo com prejuízo do direito objetivo; é o sentimento de justiça que se opõe a um critério de julgamento ou a um tratamento rigoroso e estritamente legalista.

Dar um tratamento equânime a todos os julgamento é exercer uma justiça natural, que se faz com que se reconheça imparcialmente o direito de cada um, com igualdade e moderação.

Data de atualização: 04/06/2014. O significado de Equânime está na categoria: Geral