Significado de Equivalente

O que é Equivalente:

Equivalente é um adjetivo de dois gêneros oriundo do francês "équivalent" e expressa algo que possui igual valor, ou que tem o mesmo sentido.

A palavra equivalente, quando usada para descrever alguma coisa, implica que essa coisa pode substituir a outra tendo igual virtude ou significado. Por exemplo, um sinônimo de uma palavra, apesar de ser um termo distinto, consiste no equivalente dessa palavra.

Equivalente-grama

Quantidade expressa em gramas de uma substância química que se combina com um átomo-grama de hidrogênio ou que substitui um átomo-grama de hidrogênio em compostos.

Equivalente de Thévenin

Na prática, é bastante comum precisar determinar a tensão, corrente e potência em um só componente de um determinado circuito. O Equivalente de Thévenin consiste em um teorema que permite simplificar e resolver um circuito elétrico, pois é determinado um circuito equivalente que substitui uma rede complexa.

Equivalente mecânico de calor

O equivalente mecânico do calor é uma grandeza física que indica qual a quantidade de calor correspondente a um trabalho mecânico, e vice-versa. O seu valor é 4,1855 joule/caloria.

Equivalente químico

O equivalente químico é a  fração 1/z de uma espécie química (molécula ou ião), na qual z é um número inteiro que indica quantas unidades de reação produz essa espécie química nas suas reações ácido-base, redox, ou de neutralização específicas. Assim, por exemplo, em H2SO4, z=2, porque uma molécula de H2SO4 pode ceder 2 iões H+.

O significado de Equivalente está na categoria: Geral