Significado de Eremita
O que é Eremita:
Eremita ou ermitão é um indivíduo que vive em lugar deserto, isolado, geralmente por motivo de penitência, religiosidade, ou simples amor à natureza, e o local de sua morada é chamado de eremitério.
Na história da Igreja Católica há um capítulo importante sobre os eremitas e o desenvolvimento da vida monástica, com destaque para Santo Antão do Deserto. O eremitismo apresenta dois momentos importantes: o primeiro nos séculos III e IV e o segundo nos séculos XII e XIII. O primeiro é sobre o surgimento da espiritualidade dos Padres do Deserto, que buscavam a união com Deus no deserto do Egito.
No século XII, o eremitismo se desenvolveu através de três vertentes: a primeira vem da pregação, geralmente, dirigida aos grupos mais necessitados espiritualmente, como os leprosos e as mulheres, ressaltando a questão da pobreza, a segunda que os eremitas estabelecessem vínculos com um mosteiro, e, a última, requeria uma vida de penitência e isolamento rigoroso.
Os eremitas buscavam refúgio em locais remotos e desabitados, como montanhas e florestas, sua aparência era horrível, vestiam-se muito pobres, as pernas apareciam semi-descobertas, usavam barba comprida e andavam de pés descalços.
Dois exemplos de eremitas são o escritor americano Henry David Thoreau, e nas esculturas o alemão Manfred Gnädinger.
- Significado de Guru
-
7 filósofos que definiram o Amor de uma forma épica
- Significado de Iconografia
-
O que é Ascetismo
-
O que é a Crisma
-
7 Sacramentos: o que são, quais são e qual é a ordem
-
Filosofia
- Significado de Califa
-
Folclore brasileiro: o que é, lendas e manifestações culturais
-
38 figuras de linguagem (com exemplos)