Erosão: o que é, significado e definição
Erosão é o ato de corroer, de destruir, de consumir, de gastar de forma lenta e contínua.
Erosão é um processo de desgaste que age transformando e modelando a crosta terrestre. Esse processo natural pode ser desencadeado pela ação das águas, dos ventos, das geleiras, provocando erosão pluvial, erosão marinha, fluvial, eólica e glacial.
A erosão é um dos principais problemas da destruição ambiental, uma vez que o solo, juntamente com outros elementos da natureza, é a base de toda a vida do planeta.

Desmatamento
O desmatamento é uma das principais causas da erosão do solo é a perda ou retirada da cobertura vegetal de florestas, campos, cerrados, etc. Em uma floresta, as árvores servem de anteparo para as gotas da chuva, que escorrem pelos troncos, infiltrando-se no solo, evitando o impacto direto da chuva com o solo e suas raízes ajudam a retê-lo, evitando a sua desagregação. O solo descoberto é alvo fácil para a água da chuva e o vento exercerem sua ação erosiva e destruidora.
Assoreamento
O assoreamento é o depósito de areia no leito do rio resultado da erosão provocada pela retirada da cobertura vegetal de suas margens, com isso, as águas da chuva arrastam uma grande quantidade de terra, formando bancos de areia ao longo do seu leito, reduzindo sua capacidade, sua navegabilidade e muitas vezes modificando o seu percurso.
Erosão marinha
A erosão marinha é o resultado da força das águas dos mares que modifica o relevo nos litorais destruindo as paredes rochosas e formando sedimentos. As correntes marinhas movimentam esses sedimentos, somados aos provenientes do continente, e os depositam na zona costeira, formando as praias.
Erosão fluvial
Erosão fluvial é a ação realizada pelas águas dos rios, que fragmentam as rochas e transportam esse material, que fica depositado ao longo do leito em locais onde ocorre o processo de sedimentação.
Na foz do rio pode ocorrer a formação de delta, depósitos de sedimentos fluviais em forma de leque que avança pelo mar.
Erosão eólica
A erosão eólica é a provocada pelo vento, que ao carregar partículas de areia e atingir as rochas, provoca ações transformadoras. É uma forma de erosão mais comum em regiões litorâneas, desérticas e semiáridas, a erosão pelo vento dá origem às mais diversas formas de rochas. Os ventos também modificam o relevo movimentando dunas e areia.
Erosão glacial
A erosão glacial é a que ocorre em regiões de clima frio e temperado. É provocada pelo deslizamento do gelo, acumulado nas encostas das altas montanhas, carregando consigo grande parte das rochas da superfície, o que provoca o alargamento e aprofundamento dos vales.
-
Significado dos Emojis e Emoticons 😀
-
Tipos de solo
-
Arqueologia
-
Estereótipo: o que é e tipos (com exemplos)
-
Significado de Comparação (O que é, Explicação e Exemplos)
-
Relevo brasileiro
-
Tipos de recursos naturais
- Tipos e fontes de energia
-
Energia renovável: o que é, fontes, tipos e exemplos
-
Mudanças climáticas: o que são, resumo, causas e consequências