Significado de Escambo

O que é Escambo:

Escambo é o termo utilizado para designar a prática da troca de serviços ou mercadorias, método de pagamento caracterizado pela permuta e que substitui o uso do dinheiro.

Também conhecido como permuta ou troca direta, o conceito do escambo era bastante comum no Brasil durante os primeiros anos da exploração dos recursos naturais do território.

No século XVI, por exemplo, os portugueses ofereciam aos indígenas objetos e ornamentos (espelhos, pentes e outros materiais supérfluos) em troca de serviços, como o corte e transporte de árvores do pau-brasil.

Não existe qualquer tipo de relação monetária ou equivalências de valores no escambo, apenas a troca de mercadorias por outros produtos ou serviços específicos.

Por exemplo: um fazendeiro que cria vacas precisa de uma cadeira nova, então oferece três litros de leite ao marceneiro da sua cidade em troca da mobília. Ao aceitar a proposta, ambos acabam de fazer um escambo, ou seja, realizaram uma “compra e venda” baseada apenas na troca de mercadorias, dispensando o uso de moedas.

Ver também o significado de permuta.

Atualmente, devido ao sistema econômico ser baseado em valores monetários, o escambo passou a ser um método bastante escasso. No entanto, continua a ser utilizado em algumas comunidades isoladas e pouco desenvolvidas ao redor do mundo.

Como uma tendência em pequenos grupos sociais, principalmente no âmbito da internet, o escambo foi reavivado através de sites online de trocas de objetos e serviços. Estas práticas incentivam o “desapego” às coisas que determinado indivíduo não utiliza mais, além de propiciar uma alternativa ao atual sistema de consumo capitalista.

Ver também o significado do Capitalismo.

Data de atualização: 13/01/2016.