Significado de Escoliose

O que é Escoliose:

Escoliose é uma curva anormal na coluna vertebral que pode ser vista quando se olha uma pessoa em pé posicionada de costas.

É uma doença diagnosticada através de testes clínicos e da análise de Raio-X, no qual se verifica uma curvatura da coluna vertebral em pelo menos 10 graus. O desvio tridimensional que caracteriza a escoliose significa que a coluna se torce para os lados, para frente e para trás, e em volta do seu próprio eixo.

A escoliose é uma doença que surge mais comumente nas crianças, desde o primeiro ano de vida até a adolescência. Porém, existem ecolioses que surgem no adulto e no idoso. A observação da coluna vertebral da criança é importante para verificar se existe curvatura, diagnosticar a doença e iniciar o tratamento.

Cerca de 70% dos casos de escoliose não têm causa aparente, são as chamadas escolioses idiopáticas. É mais frequente nas meninas que nos meninos.

O tratamento da escoliose depende de diversos fatores, dentre eles: idade, flexibilidade e grau de angulação da escoliose, sendo recomendados tratamentos que incluem fisioterapia de RPG (Reeducação Postural Global), uso de coletes, adaptação de palmilhas posturais ou, ainda, o tratamento cirúrgico.

Existem desvios laterais mínimos da coluna que não são caracterizados como escoliose, mas sim como "atitude escoliótica". Estes desvios podem ser totalmente reduzidos através de tratamentos fisioterápicos.

Data de atualização: 29/10/2013.