Significado de Esforço

O que é Esforço:

Esforço é empregar mais força ou empenho em determinada ação, com o objetivo de conseguir melhores resultados. Fazer um esforço pode ser utilizando a força física, intelectual ou moral.

Como por exemplo nas frases:

"Foi um esforço muito grande, mas ela conseguiu terminar a maratona". (Esforço físico)

"É preciso algum esforço para aprender uma língua nova". (Esforço intelectual)

"O esforço dele para provar a verdade foi notável". (Esforço moral)

Entre os sinônimos para esforço estão força, energia, estímulo, impulso, luta, custo, afinco, empenho, dedicação, entusiasmo e coragem.

A palavra esforço é um substantivo masculino que tem origem no latim exfortiare. O vocábulo latino quer dizer mostrar força, e é formado pelos termos "ex" que significa fora, e "fortis", forte.

Esforço também é uma forma conjugada do verbo esforçar, na primeira pessoa do singular do indicativo, como em "eu me esforço". 

Esforço em inglês é effort, sendo também tanto um substantivo como um verbo (to effort).

Ao dizer que alguém "não poupou esforços" significa que a pessoa fez de tudo para alcançar o objetivo, seja utilizando de recursos físicos, intelectuais ou morais.

Usualmente o conceito de esforço é associado com o de dedicação. Com esforço e dedicação conjugados é possível atingir melhores resultados, pois o esforço é a força a mais que se aplica a determinada ação, e a dedicação a capacidade de manter-se focado no objetivo.

Data de atualização: 20/11/2016. O significado de Esforço está na categoria: Geral