Significado de Esquizofrenia

O que é Esquizofrenia:

A esquizofrenia é um distúrbio psíquico que afeta a consciência do próprio eu, as relações afetivas, a percepção e o pensamento. É apsicose endógena mais frequente, afetando cerca de 0,65% da população.

O termo esquizofrenia significa "cisão das funções mentais" (do grego schizo = divisão, cisão; phrenos = mente). Atualmente, a esquizofrenia não é classificada como uma doença e sim como um transtorno mental que pode afetar homens e mulheres de várias idades, nacionalidades e diferentes estratos sociais.

Especialistas afirmam que não existe uma só causa para o aparecimento deste tipo de transtorno. Fatores como o quadro psicológico do indivíduo, o ambiente, o histórico de distúrbios mentais na família e a utilização de substâncias psicoativas podem estar relacionados com o desenvolvimento da esquizofrenia.

O surgimento da esquizofrenia é raro em idosos e crianças. No entanto, a esquizofrenia infantil pode surgir depois dos 5 anos, sendo difícil de distingui-la de outros transtornos que prejudicam o desenvolvimento da criança, como por exemplo, o autismo.

Sintomas de Esquizofrenia

  • Delírios (confusão mental);
  • Alucinações, sobretudo auditivas e visuais;
  • Delírio persecutório: A pessoa crê que alguém a persegue e observa, planejando fazer alguma coisa para prejudicá-la. Durante esta fase, o indíviduo apresenta mudanças comportamentais, altos níveis de ansiedade e impulsos de agressividade;
  • Défice de aptidões mentais: Falta de motivação, apatia, isolamento social. O pensamento empobrece e a pessoa demonstra total indiferença emocional.

Esquizofrenia Catatônica

É uma forma de esquizofrenia que surge de maneira repentina, geralmente a partir dos 30 anos. Durante os períodos de excitação podem manifestar-se impulsos agressivos muito perigosos.

É caracterizada pela falta de atividade e resposta a outras pessoas, rigidez de postura e apresentação de expressões faciais estranhas como caretas, por exemplo.

Esquizofrenia Paranóide

Trata-se de uma forma de esquizofrenia em que predominam as ideias delirantes e as alucinações. Não afeta a atividade intelectual. As pessoas que sofrem com esse transtorno apresentam grande desconfiançaansiedade e altos níveis de fúria, podendo facilmente se envolver em confrontos físicos.

Esquizofrenia Hebefrênica

A esquizofrenia hebefrênica está relacionada com distúrbios afetivos. É caracterizada por delírios, alucinações e comportamento imprevisível.

Existe uma forte tendência para o distanciamento social e outros tipos de sintomas, como expressões pouco comuns e estranhas, negligência com a própria aparência, entre outros. Normalmente é diagnosticada antes dos 25 anos de idade.

Data de atualização: 30/04/2014. O significado de Esquizofrenia está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças