Significado de Estado Islâmico

O que é o Estado Islâmico:

Estado Islâmico é um grupo terrorista formado por jihadistas muçulmanos ultraconservadores, que são conhecidos por defenderem fundamentos radicais do islamismo.

Também conhecido por ISIS (Islamic State of Iraq and ash-Sham) ou Daesh (transliteração do acrônimo árabe), o Estado Islâmico utiliza de táticas brutais contra todas as pessoas que não seguem a sharia (lei religiosa islâmica), como a crucificação, a decapitação e outros atos que provocam a indignação e o medo em todo o mundo.

O Estado Islâmico (EI) acredita em uma variante extremista do islão, seguindo literalmente todos os ensinamentos descritos no Alcorão, livro sagrado da fé islã que foi supostamente escrito pelo profeta Maomé.

Ver mais sobre o significado de Jihad e do Terrorismo.

Este grupo terrorista é chamado de Estado Islâmico porque os seus membros constituíram um califado, ou seja, uma espécie de “governo” que é dirigido por um representante religioso e político que mantém como base para as leis do Estado a sharia.

Atualmente, o território do Estado Islâmico abrange parte da Síria e do Iraque, sob o comando do califa Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do EI.

Oficialmente, a declaração do califado e a instituição do Estado Islâmico foi feita em 29 de junho de 2014.

Para saber mais sobre o significado de Califa.

Formado majoritariamente por membros sunitas, os principais inimigos do Estado Islâmico são os xiitas, outra seita que deriva do islamismo. Os Estados Unidos, a Europa, os membros de outras religiões e demais partidários do “estilo de vida ocidental”, também são considerados alvos a serem combatidos por estes terroristas.

Saiba mais sobre o significado de Xiita.

Até o momento, o Estado Islâmico já realizou uma série de ataques terroristas em vários pontos mundo, com destaque para o massacre em Paris, em novembro de 2015, que matou mais de 130 pessoas e feriu outras 350.

Estado Islâmico no Brasil

Segundo a ideologia religiosa do Estado Islâmico, toda a nação considerada “infiel” ao islamismo será alvo de represália por parte do grupo terrorista.

Neste contexto, o Brasil seria um dos países na “lista negra” dos jihadistas do EI. No entanto, não há, até o momento, nenhuma ameaça direta do grupo terrorista aos brasileiros.

Uma das estratégias dos terroristas e difundir “células” em todos os países ocidentais, convocando os muçulmanos simpatizantes do movimento jihadista para praticarem o terrorismo no país em que residem.

Descubra mais sobre o significado do Islamismo.

Data de atualização: 25/07/2019.