Significado de Estratificação

O que é Estratificação:

A estratificação é uma ou um conjunto de camadas que dão forma à algo.

Ela é uma das formas de compreender a noção de camadas, níveis ou estruturas em faixas para diferentes circunstâncias da vida, como pele humana, o solo, a formação da sociedade e tudo aquilo que se apresente em uma forma de divisão em diferentes níveis sucessivos.

Estratificação social

A estratificação é bastante utilizada para denominar o processo de diferenciação das diversas camadas sociais que compõem uma sociedade. Esta é a chamada estratificação social.

Na estratificação social, as camadas são agrupadas a partir de suas relações e dos valores culturais, o que vem a constituir sua separação em classes, estados ou castas.

Veja mais sobre a Estratificação Social.

Estratificação do solo

Na área a geologia, por exemplo, a estratificação consiste na disposição paralela ou subparalela que as camadas tomam, ao se acumularem quando formam as rochas.

Ainda nesta área, ela também está relacionada com a formação do solo, que é constituído por uma série de camadas ou estratos.

Na camada superficial do solo, encontramos areia, argila, ar e humos. Na camada intermediária há fragmentos de rochas e seres vivos. Já na camada mais profunda encontramos grandes rochas. Esta forma de organização do solo é conhecida como estratificação do solo ou do terreno.

Veja o significado de Geologia.

Estratificação da córnea

Na área da saúde, a estratificação se refere a formação da córnea, parte interna da camada externa dos olhos que protege as estruturas intraoculares e reflete a luz.

A espessura da córnea é mais fina na área central e vai aumentando progressivamente nas bordas. Já na sua parte externa, ela possui um película lagrimal que vai até o epitélio e por último, possui uma camada mais interna ou endotélio.

Data de atualização: 25/09/2019.