Significado de Estrutura organizacional

O que é Estrutura organizacional:

Estrutura organizacional é um conceito da área de administração e gestão de empresas. Trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos com fins de cumprir os objetivos da companhia.

Muitas vezes a estrutura organizacional é exemplificada com um organograma identificando a hierarquia e divisão em departamentos.

Mas as estruturas organizacionais vão além disto, e configuram um instrumento administrativo de grande utilidade para os gestores como forma de enxergar para onde estão indos os esforços e se todos convergem de acordo com o planejamento da empresa.

Existem dois tipos de estruturas organizacionais:

Estrutura organizacional formal

A estrutura organizacional formal é representada pelo organograma e segue estritamente as relações hierárquicas e por departamentos como previstas. Por exemplo: um documento criado pelo departamento de manutenção precisa ser validado pelo setor de projetos, aprovado pela gerência, ser apreciado pela secretaria executiva para então ser assinado pela diretoria. Se um destes elementos não o fizer, ou apresentar alterações, o processo para ou retrocede.

Um dos tipos de estrutura organizacional mais tradicionais e antigos advém deste modelo, que é a estrutura organizacional linear. É aquela que segue a hierarquia, da mais alta linha de comando até aqueles que apenas executam as ordens. O exemplo mais claro é o exército e suas linhas de comando.

As estruturas organizacionais formais ainda são divididas em:

  • Funcional - a estrutura é montada pela função de cada departamento. Exemplo: Departamento de Marketing, Departamento Financeiro, e etc.
  • Territorial - por regiões, no caso de empresas geograficamente espalhadas. Exemplo: Região Sul, Região Norte.
  • Clientes - por públicos. Exemplo: Infantil e Masculino.
  • Processos - Algumas indústrias que são divididas entre Montagem, Pintura, Acabamento, e etc.
  • Projetos - Principalmente construtoras, que possuem projetos temporários e profissionais que atuam por projeto, e não continuamente na mesma função.
  • Matriarcal - quando existem, hierarquicamente, dois departamentos a coordenar o trabalho de um.
  • Mista - quando mistura-se dois ou mais tipos de estruturas para se adequar à realidade da empresa e/ou do mercado.

Estrutura organizacional informal

A estrutura organizacional informal não define o relacionamento entre as áreas da empresa, pressupondo uma ação mais natural entre os colaboradores.

Seguindo o mesmo exemplo da estrutura organizacional formal, o departamento de manutenção poderia mandar diretamente o documento para a diretoria, mas talvez fosse mais eficiente fazer isto pela equipe de projetos, sem passar pela gerência ou pela secretaria. Há mais agilidade em alguns passos, mas em compensação no caso de erros ou retrabalhos pode atrapalhar o andamento dos procedimentos.

Data de atualização: 28/11/2016.