O que é o Etanol?

Etanol é um álcool de origem vegetal usado como combustível para veículos, uma fonte de energia alternativa e renovável. Etanol, álcool ou álcool etílico se refere à mesma substância.

O etanol é extraído de matérias primas, plantadas e colhidas a cada estação, entre elas, a cana-de-açúcar, o milho, trigo, cevada etc. sendo a cana-de-açúcar a mais produtiva, onde o processo de fabricação é realizado em grandes usinas.

O etanol faz parte dos biocombustíveis, entre eles, o biodiesel e o biogás, fontes de energia que emitem muito menos gases poluentes em comparação com os combustíveis fósseis.

O etanol além de ser usado como combustível, na sua forma pura ou misturado à gasolina é também matéria prima industrial, largamente utilizada na fabricação de perfumes, materiais de limpeza, solventes, tintas etc.

Etanol hidratado e etanol anidro

O etanol hidratado é o etanol comum vendido nos postos, enquanto o etanol anidro, também chamado de etanol puro ou etanol absoluto, é aquele misturado à gasolina. A diferença entre eles diz respeito à quantidade de água presente em cada um.

O etanol hidratado possui em sua composição entre 95% de etanol e o restante de água, enquanto o etanol anidro possui em média 99,6% de graduação alcoólica.

Etanol de segunda geração

O etanol de segunda geração ou etanol celulósico é aquele produzido a partir da biomassa de várias fontes, entre elas a palha, o bagaço e as folhas da cana-de-açúcar. É mais uma alternativa para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Com a tecnologia de segunda geração os coprodutos passam por um processo de desestruturação e são transformados em açúcares solúveis. Na fase de fermentação o açúcar é convertido em etanol que é purificado na destilação. A composição do etanol de segunda geração é igual a do etanol convencional.

Data de atualização: 13/06/2021.