Significado de Etcetera

O que é Etcetera:

Etcetera, significa e assim por diante, e os demais, e o restante. É usada também abreviada "etc.", e pronunciada da mesma forma da palavra por extenso, etcetera. É empregada no final de uma frase, quando enumeramos alguns itens e queremos dizer que outros itens também podem fazer parte da relação. Ex: Comprei caderno, caneta, lápis, borracha etc.

Etcetera quando usada na forma abreviada "etc.", vem sempre acompanhada de um ponto, e quando está no final de uma frase, este ponto terá a função de ponto final. Ex: Comprei uva, pera, ameixa, laranja etc.

O uso da vírgula, após a enumeração dos itens e antes do etc., é questionada, pois "etc." significa "e os outros", "e os demais", portanto torna-se desnecessário o uso da vírgula. Alguns autores defendem o uso da vírgula antes do etc., por se tratar de uma enumeração.

Etcetera, é uma palavra de origem latina (et cetera), e da mesma forma do português, é usada abreviada, no vocabulário inglês, com um ponto no final e sempre antecedida por vírgula. Ex: I like cookies, muffins, doughnuts, etc.

Data de atualização: 12/11/2013.