Significado de Eterno

O que é Eterno:

Eterno pode ser um adjetivo, advérbio ou substantivo masculino na língua portuguesa, utilizado para qualificar algo que aparentemente não tem começo nem fim, algo que dura para sempre, que parece nunca acabar.

A ideia do eterno está intimamente ligada ao que é divino, sobrenatural e místico. Nas principais religiões sempre existiu a figura de um deus que ultrapassava os limites naturais do tempo, vivendo por inúmeros anos, tornando-se uma entidade eterna, ou seja, que nunca tem um fim.

No cristianismo, por exemplo, uma das religiões mais propagadas no mundo ocidental, a figura de Deus é considerada eterna, (tanto que também é chamado de "Pai Eterno"), pois está presente no Universo desde antes da sua criação e, de acordo com a doutrina, permanecerá vivo mesmo após o seu fim.

Ainda segundo os ensinamentos da religião cristã, as pessoas que creem na "palavra de Deus" e em Jesus Cristo, seu Filho, serão beneficiadas com a "vida eterna" no paraíso celestial, após a morte do corpo terreno e julgamento dos pecados cometidos durante a vida na Terra.

Eterno amor

O eterno amor é um conceito romântico sobre um tipo de relacionamento em que não há previsão para ter um fim.

O amor eterno é diferente da paixão, ele não se concentra em coisas fúteis, ele se preocupa com o que é importante para a construção de uma vida compartilhada, com os sentimentos, com os benefícios que o relacionamento traz. O amor eterno é predominantemente considerado um amor verdadeiro, mas nem sempre um amor verdadeiro pode ser um amor eterno.

Normalmente, sentimento fraternal, ou seja, entre pais e filhos, é um exemplo de "eterno amor".

Ver também:

Data de atualização: 22/12/2014.