Significado de Europa Setentrional

O que é Europa Setentrional:

Europa setentrional é uma expressão referente aos países que se encontram no norte do continente Europeu.

Setentrional é também um adjetivo que descreve um habitante que vive na região do norte, relacionado com o substantivo setentrião, que se refere ao ponto cardeal norte, ou ao polo norte.

De acordo com as Nações Unidas, os países que fazem parte da Europa Setentrional são: Suécia, Noruega, Lituânia, Letônia, Dinamarca, Estônia, Finlândia e Islândia. Apesar disso, ao longo do tempo, essa definição tem sofrido alterações, e alguns outros países também são considerados como integrantes da Europa Setentrional, como por exemplo o Reino Unido, Holanda, República da Irlanda, Polônia, Alemanha, Rússia e Áustria.

Relativamente à população, e tendo em conta a definição das Nações Unidas, a Europa Setentrional tem uma população aproximada de 33.250.000 habitantes.

Alguns dos países da Europa Setentrional fazem parte da Escandinávia, onde atividades econômicas importantes são a pesca e exploração da madeira. Além disso, em termos de hidrografia, a Europa Setentrional é caracterizada por grandes lagos e rios, que contribuem para a produção de energia hidrelétrica.

Com relação ao relevo, o destaque vai para os Alpes Escandinavos, uma cordilheira que ocupa cerca de 1700 km da Escandinávia. O clima na Europa Setentrional é marcado pelo frio, apresentando as temperaturas mais baixas da Europa.

Data de atualização: 06/02/2017.