Europa

A Europa é o segundo menor continente do mundo, com 10.180.000 km2 de área. É composta por 50 países e cerca de 741 milhões de habitantes.

O continente europeu faz fronteira com o Oceano Ártico ao norte e com o Oceano Atlântico a oeste.

No sul, faz divisa com o Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Cáspio e com a depressão Kuma-Manych. Na parte leste, com as Montanhas Urais e no sudoeste, com o rio Emba.

Foi na Europa onde aconteceram alguns dos mais importantes eventos históricos da humanidade, como o surgimento dos primeiros Estados modernos, as Grandes Guerras e a Revolução Industrial.

A Europa é um importante centro econômico, cultural e científico do planeta e tem grande influência sobre o restante do mundo. Sua enorme influência, especialmente no mundo ocidental, está relacionada aos processos de colonização dos outros continentes a partir do século XV.

Saiba mais sobre colonização.

Países da Europa

A Europa é composta por 50 países, sendo que três desses países estão entre o continente europeu e asiático: Rússia, Turquia e Cazaquistão.

Países europeus:

Albânia Croácia Hungria Malta Macedônia do Norte
Alemanha Dinamarca Inglaterra Moldávia Romênia
Andorra Escócia Irlanda Mônaco Rússia
Áustria Eslováquia Irlanda do Norte Montenegro San Marino
Bélgica Eslovênia Islândia Noruega Sérvia
Bielorrússia Espanha Itália País de Gales Suécia
Bósnia e Herzegovina Estônia Letônia Países Baixos Suíça
Bulgária Finlândia Liechtenstein Polônia Turquia
Cazaquistão França Lituânia Portugal Ucrânia
Chipre Grécia Luxemburgo República Tcheca Vaticano

Em termos geográficos, a Europa é apenas uma península do continente asiático e faz parte da Eurásia, mas em termos históricos e sociais, a Europa se desenvolveu como um continente com cultura e história próprios.

Mapa do continente europeu

Mapa da Europa

História do continente europeu

O nome “europa” tem origem grega e data dos períodos de Antiguidade. As civilizações gregas e romanas utilizavam o termo para referir-se ao Norte da Europa, habitado pelos “bárbaros”.

A Europa se constituiu durante a Idade Média, tendo como um dos importantes fatores para a delimitação de seu território, a existência do Império Romano.

Saiba mais sobre o Império Romano.

Ao longo dos séculos e, especialmente após a divisão do Império Romano em oriente e ocidente, o território sofre diversas invasões dos povos germânicos. Esses invasores começam a formar os reinos germânicos, que viriam a se tornar os grandes reinos europeus.

Durante o feudalismo a sociedade europeia apresenta uma grande evolução cultural, artística e política. As expedições militares e as cruzadas permitiram ampliação das trocas comerciais e do poder do continente.

Com o fim do período feudal, no século XV, começam a surgir na Europa os Estados modernos e iniciam-se os processos de colonização de territórios fora da Europa, que foram determinantes para a consolidação dos países do continente como potências mundiais.

Saiba mais sobre feudalismo.

Ao longo dos próximos séculos, importantes acontecimentos marcaram a história do continente: Revolução Francesa, Revolução Industrial, Primeira e Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

Os conflitos ao longo do século XX modificam o mapa político da Europa até a formação da configuração atual. No final do século XX há uma convergência dos Estados europeus em constituírem-se como democracias liberais com mercados capitalistas regulados socialmente.

Hoje a Europa conta com grandes potências a nível mundial e é um dos continentes do mundo com níveis de qualidade de vida e desenvolvimento econômico e científico mais elevados.

Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

Características geográficas da Europa

A Europa está localizada quase totalmente em zona temperada, tendo como clima predominante o temperado. Nas regiões mais ao norte o clima é mais frio e nas regiões ao sul, o clima é mais quente. Além do clima temperado, o continente também possui os climas polar, mediterrâneo e de montanha.

Na Europa é possível encontrar diversos tipos de vegetação, como por exemplo, Floresta Boreal, Tundra, Floresta Temperada, Vegetação Mediterrânea e Estepe.

O continente tem uma altitude média de 340 metros e é composto por duas regiões geomorfológicas: setentrional e meridional. O relevo é formado, sobretudo, por planícies, planaltos e montanhas.

As partes mais elevadas da Europa são os Alpes, os Pirinéus e o Planalto Central da Rússia. Os alpes são a cadeira de maior importância na Europa Ocidental.

Entenda mais sobre relevo e Europa Setentrional.

AlpesAlpes, cadeia montanhosa mais alta e extensa localizada totalmente na Europa.

A Europa tem um território bastante recortado, contando com 19% de suas terras em formato de península e 18% em formato de ilhas.

Além disso, há diversos rios que compõe a hidrografia do continente, alguns dos mais importantes desses rios são:

  • Reno
  • Elba
  • Sena
  • Volga
  • Danúbio

Rio RenoRio Reno.

População europeia

A população europeia é composta por cerca de 741 milhões de habitantes e possui elevada densidade demográfica, com 76 habitantes por km2.

O continente europeu concentra boa parte da sua população em cidades e vem apresentando um lento crescimento devido à baixa taxa de natalidade nos países.

Entenda como é calculada a taxa de natalidade.

A Europa é marcada pela migração há seculos, tanto de dentro para fora do continente - especialmente nos períodos de guerra -, quanto internamente, entre os países da região.

No entanto, a partir da década de 1990, outro fluxo migratório se intensificou: a migração de pessoas de países subdesenvolvidos para os países europeus. Esse fluxo intensificou os sentimentos de xenofobia no continente.

Entenda o que é xenofobia.

Economia da Europa

Na Europa são desenvolvidas atividades agropecuárias intensivas, com elevada mecanização e altos níveis de tecnologia, o que confere à produção grande produtividade.

Dentre as culturas agrícolas produzidas nesses países, destacam-se o trigo, centeio, cevada, aveia, uva e beterraba. A produção de vinho, por exemplo, é uma importante atividade econômica, especialmente na França e na Itália.

Berço da Revolução Industrial, o continente europeu tem alto grau de industrialização, destacando-se nesse aspecto o Reino Unido, a Alemanha, a França e a Itália. Para o desenvolvimento da atividade industrial, contam com recursos naturais como o petróleo, o carvão e o minério de ferro.

O turismo é outra atividade que movimenta a economia europeia. Os países da Europa possuem modernas estruturas de transporte, hospedagem e alimentação, que atraem milhões de turistas durante todos os períodos do ano.

Lembre o que foi a Revolução Industrial.

União Europeia

A União Europeia (UE) é uma união política e econômica entre 28 países europeus que foi criada visando o desenvolvimento da região por meio da cooperação entre os países.

Dentro da região da União Europeia foram retiradas as barreiras e há livre circulação de bens e de pessoas. Criou-se o Parlamento Europeu e uma moeda única - o Euro -, que é a moeda oficial de 19 dos 28 países que compõe o grupo.

A UE é a organização política e econômica mais importante do mundo e é considerada a maior economia mundial, com um PIB de cerca de 15 trilhões de dólares anual.

Veja também o significado de União Europeia e Brexit.

Data de atualização: 10/12/2019.