Significado de Evaporação

O que é a Evaporação:

Evaporação é um conceito do ramo da Física, que remete para o ato de evaporar, ou seja é a redução de um líquido para o estado de vapor.

Com origem no termo em latim evaporare, e segundo a Física, a evaporação é a passagem lenta de uma substância que está no estado líquido para o estado gasoso.

A evaporação ocorre porque as moléculas que se encontram na superfície do líquido escapam para o exterior. A energia necessária para que o líquido evapore é obtida a partir do próprio líquido e do recipiente que está ao seu redor.

No caso concreto da água, a evaporação não ocorre somente quando é alcançado o ponto de ebulição (com a pressão de 1 atm). A água está em constante evaporação, sendo que as moléculas da superfície evaporam e condensam constantemente.

A evaporação da água e do álcool ocorre em velocidades muito distintas. Se forem deixados dois copos nas mesmas condições atmosféricas e de temperatura, um com água e outro com álcool, é possível verificar que o álcool vaporiza e "desaparece" muito mais depressa.

A condensação consiste no processo inverso da evaporação, ou seja, é a transição de uma substância do estado de vapor para o estado líquido.

A média por ano da evaporação da água na superfície terrestre é igual à quantidade das precipitações.

O verbo evaporar também pode ser usado em sentido figurado, para expressar alguma coisa que desaparece. Ex: O nosso amor era lindo, mas acabou por evaporar.

Evaporação, ebulição e calefação

Existem três fenômenos responsáveis pela passagem de um líquido do estado líquido para o estado gasoso: evaporação, ebulição e calefação.

A evaporação é um processo gradual e lento, que ocorre somente na superfície do líquido e sem uma manfestação visual.

Na ebulição, a transição do líquido para o estado gasoso ocorre graças a um aumento da temperatura, o que acelera a vaporização. Neste caso, é possível verificar a formação de bolhas.

A calefação consiste no tipo de vaporização mais rápido, e acontece quando um líquido é submetido a uma temperatura superior à temperatura do seu ponto de ebulição. Nestes casos, a vaporização é quase instantânea.

Evotranspiração

A evotranspiração é um conceito criado pelo climatólogo e geógrafo americano Charles Warren Thornwaite, remete para a evaporação da água em estado líquido ou sólido graças aos raios solares. Também consiste na perda de água das plantas através da transpiração. Estes dois processos ocorrem em simultâneo.

Data de atualização: 27/09/2016.