Significado de Excelsior

O que é Excelsior:

Excelsior é uma palavra de origem latina (excélsior) que significa algo ou alguma que seja ilustre, grandioso, superior, majestoso ou mais elevado.

Devido ao significado atribuído a este termo latino, Excelsior passou a ser usado como título de diversos segmentos, principalmente de obras ligadas a literatura, poesia e música. Também é bastante empregado como nome de empresas dos mais diferentes setores comerciais.

Excelsior também é o nome de um grupo de super-heróis do Universo Marvel, criados por Brian K. Vaughan e Adrian Alphona.

A primeira aparição deste grupo de heróis foi na revista em quadrinhos “Fugitivos (Vol. 2) #1”. Os integrantes do “Excelsior” são todos personagens do Universo Marvel: Rick Jones, Turbo, Phil Urich, Falcão de Aço, Julie Power e Ricochete.

No Brasil, Excelsior ainda foi o nome de uma rede de televisão fundada em 1960 por Mário Wallace Simonses (TV Excelsior), sendo que a última transmissão televisiva foi feita em 30 de setembro de 1970, devido ao comando opressivo do regime militar brasileiro que governava na época.

A expressão encontrou especial popularidade entre os fãs de quadrinhos através do trabalho de Stan Lee (1922-2018), quadrinista, escritor, empresário e ator norte-americano. Stan Lee foi o editor-chefe e presidente da Marvel Comics, famosa editora de quadrinhos que deu a origem a diversos personagens como os X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, etc.

Originalmente, Lee adotou a expressão excelsior como assinatura nas suas colunas de quadrinhos. O termo logo se tornou a marca registrada do quadrinista, que passou a utilizá-la em suas entrevistas, aparições em filmes e na mídia em geral.

Data de atualização: 13/11/2018.