Significado de Exceto

O que significa Exceto:

Exceto é uma preposição usada para indicar uma condição de exceção ou exclusão.

Antes do Novo Acordo Ortográfico entrar em vigor, em Portugal a palavra se escrevia com "p", ou seja, excepto. No entanto, o acordo ortográfico indica que as letras que não se pronunciam devem ser excluídas. Assim, mesmo em Portugal a palavra agora é exceto e não excepto.

Para muitas pessoas, existe também a dúvida entre exceto ou exeto. A grafia correta é exceto e não exeto, sendo que esta última não consta no dicionário da língua portuguesa.

Em inglês, a palavra exceto é traduzida por except. Ex: All my friends were at the party, except John. / Todos os meus amigos estavam na festa, exceto o João.

Sinônimos de exceto

Alguns sinônimos de exceto são: salvo, fora, excluindo.

Também pode significar "menos". Por exemplo, a frase "A nossa loja está aberta todos os dias, exceto feriados", significa que a loja funciona todos os dias menos nos feriados.

Significado jurídico de exceto

No âmbito jurídico, a palavra exceto designa um indivíduo ao qual é imposto uma exceção. Existem três tipos de exceção: de incompetência, de suspeição e de impedimento.

Se trata de uma forma indireta de defesa, onde o réu indica um fato que impede o juiz de operar no caso em questão. No caso de exceção de impedimento ou suspeição o juiz é o exceto. Na exceção de incompetência relativa, o exceto é o autor.

Veja também:

Data de atualização: 02/09/2014. O significado de Exceto está nas categorias: Direito, Língua Portuguesa