Significado de Exoesqueleto

O que é Exoesqueleto:

Exoesqueleto é o nome dado para a estrutura esquelética localizada fora do corpo do ser vivo.

Os exoesqueletos são comuns em animais invertebrados, ou seja, que não possuem uma estrutura óssea interna, como os vertebrados.

Ao contrário do esqueleto dos animais vertebrados, que são feitos de ossos e cartilagens, o exoesqueleto é na realidade uma camada ou crosta resistente que envolve o corpo dos invertebrados.

Os animais que possuem exoesqueleto costumam, de tempos em tempo, “mudar de pele” – como é dito popularmente. Este processo é chamado de ecdise, e faz parte do crescimento destes animais, que trocam o exoesqueleto conforme vão se desenvolvendo.

Exoesqueleto de quitina

Entre os animais com exoesqueleto, os artrópodes são os mais conhecidos e numerosos – estima-se que existam aproximadamente mais de um milhão de espécies diferentes em todo o mundo.

Os artrópodes possuem o exoesqueleto de quitina, uma substância que é impermeável e resistente, normalmente impregnada por camadas de cera.

Em algumas espécies de artrópodes, como os caranguejos, por exemplo, o exoesqueleto de quitina é reforçado com carbonato de cálcio, fazendo com que o material seja ainda mais resistente.

Exoesqueleto militar

Os seres humanos não possuem um exoesqueleto natural, já que são dotados de uma estrutura óssea interna.

No entanto, existem diversos estudos e tecnologias que tentam imitar uma estrutura protetora externa para o corpo humano.

O exoesqueleto humano artificial tem a função de proteger o corpo de determinada pessoa, seja em situações de perigo ou em ambientes onde o corpo humano não resistiria naturalmente.

O exoesqueleto militar é um exemplo que simula este tipo de proteção externa. Este equipamento é vestido pelos militares e ajuda a proteger os seus corpos durante os combates.

Endoesqueleto

O endoesqueleto é a estrutura esquelética presente nos seres vertebrados, ou seja, quando o esqueleto é dentro do corpo do ser vivo.

Os seres humanos, por exemplo, possuem um endoesqueleto.

Data de atualização: 18/08/2015.