Significado de Exoplaneta

O que é um Exoplaneta:

ExoplanetaExoplaneta ou planeta extrassolar é qualquer planeta que não faça parte do Sistema Solar, mas que gravita em torno de outra estrela. 

Até o final da década de 1980, a existência de exoplanetas era apenas uma especulação feita pelos cientistas, uma vez que a tecnologia da época impossibilitava a identificação de corpos celestes não luminosos que ficavam há uma distância muito grande do Sistema Solar.

Apenas em 1989 foi descoberto o primeiro exoplaneta, um gigante gasoso que gravitava a estrela Alrai, que fica a 45 anos-luz da Terra. Esta descoberta foi feita pelos cientistas Lawton e Wright, graças as observações feitas nas variações das velocidades radiais da estrela.

No final da década de 1990, com o avanço da tecnologia dos telescópios, começaram a ser descobertos centenas de exoplanetas dos mais variados tipos.

Atualmente, para detectar exoplanetas os cientistas usam diferentes técnicas de observação, como a Velocidade Radial (analisando as prováveis alterações que corpos que orbitam a estrela podem causar na sua velocidade de deslocamento partindo do ponto de vista do observador, através do chamado efeito Doppler); e o Método de Trânsito (detecção da sombra do exoplaneta quando este passa diante da sua estrela hospedeira, observando-se uma variação nos níveis de luminosidade da mesma).

Até o momento, o exoplaneta mais próximo da Terra que se tem notícia é o Proxima b, um astro que orbita a estrela de categoria anã-vermelha chamada Proxima Centauri, que fica na Constelação de Centauro, numa distância de aproximadamente 4,25 anos-luz da Terra.

Saiba mais sobre o significado Ano-Luz.

O principal objetivo dos cientistas é conseguir encontrar um exoplaneta habitável, ou seja, que tenha todas as condições ideais para que abrigue a vida como é conhecida na Terra. A presença de água no estado líquido e de uma atmosfera são duas das principais características para que o planeta extrassolar seja habitável.

Em 2017, por exemplo, a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, sigla em português) anunciou a descoberta de um sistema planetário com sete exoplanetas que provavelmente seriam capazes de abrigar vida, devido ao tamanho e a distância que estão localizados da sua estrela, a TRAPPIST-1.

O primeiro exoplaneta descoberto que pode ser bastante semelhante à Terra foi o Kepler-186f, sendo que ambos apresentam quase o mesmo tamanho, de acordo com os cientistas. Este exoplaneta pertence ao sistema da estrela-anã Kepler-186, que está localizada na constelação de Cisne, a aproximadamente 561 anos-luz de distância.

O significado de Exoplaneta está na categoria: Ciência