Significado de Exoplaneta

O que é um Exoplaneta:

Exoplaneta ou planeta extrassolar é qualquer planeta que não faça parte do Sistema Solar, mas que gravita em torno de outra estrela. Milhares de possíveis exoplanetas foram encontrados através de observatórios terrestres e espaciais.

51 Pegasi bExoplaneta 51 Pegasi b.

Mais de 4.000 exoplanetas foram confirmados e têm até 3.800 candidatos aguardando as observações e validações de astrônomos para outros possíveis exoplanetas descobertos.

O Prêmio Nobel de Física de 2019 premiou os dois físicos suíços Michel Mayor e Didier Queloz, responsáveis por encontrar os primeiros exoplanetas.

Os astrônomos estimam que poderia haver trilhões de planetas em torno de outras estrelas.

Tipos de exoplanetas

Os astrônomos agrupam os tipos de exoplanetas da seguinte forma:

  • Tamanho da Terra;
  • Semelhante à Terra;
  • Super-Júpiter;
  • Gigante gasoso;
  • Super-Terras;
  • Mini-Netuno ou Anões gasosos.

Os exoplanetas do Tamanho da Terra são parecidos em tamanho com o nosso planeta, enquanto os planetas Semelhantes a Terra têm várias características em comum com o nosso planeta, incluindo atmosfera semelhante e possível água líquida na superfície.

Super-Terras são planetas tipo o planeta Terra, porém com maiores tamanhos, além de possuir mais masso do que a Terra. Eles são menos massivos do que qualquer gigante de gás ou gelo que esteja no mesmo sistema. A primeira super-Terra foi encontrado em 1992.

No reino dos exoplanetas Gigantes Gasoso e Super-Júpiter são aqueles muito maiores que Júpiter e o Mini-Netuno são frequentemente chamados de anões gasosos e geralmente são menores que Urano ou Netuno. Eles podem ter até 10 vezes a massa da Terra e ter atmosferas muito espessas.

Exemplos de exoplanetas já descobertos

Gamma Cephei Ab: O primeiro exoplaneta detectado, encontrado em 1998 em torno da estrela Gamma Cephei. Não foi confirmado até 2003, quando foram desenvolvidas melhores técnicas de detecção.

PSR 1267 + 12 B e C: Estes foram encontrados em 1992, orbitando os restos que giravam rapidamente de uma estrela massiva que explodiu como uma supernova. Os astrônomos encontraram um terceiro planeta neste sistema e ainda estão tentando descobrir quando esses planetas se formaram e como eles sobreviveram à explosão da supernova. Um dos planetas é uma super-terra.

51 Pegasi b: O primeiro planeta em torno de uma estrela como o sol. Os astrônomos descobriram usando o Observatoire de Haute-Provence, na França, uma instalação terrestre. Este planeta também é conhecido como "Júpiter quente" porque parece ser um tipo Gigante Gasoso.

Kepler 186f: o primeiro planeta do tamanho da Terra circulando na zona habitável de sua estrela. Encontrado pela Missão Kepler em 2014.

Kepler 11-f: orbita uma estrela parecida com o Sol e tem pelo menos 2,3 vezes a massa da Terra. Pode ser um anão gasoso, devido à sua baixa densidade e possível atmosfera de hidrogênio-hélio.

Mu Arae c: um planeta quente do tipo Netuno que orbita muito perto de sua estrela-mãe, Mu Arae. Este é o primeiro Netuno quente descoberto.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 10/10/2019.