Significado de Fauna

O que é Fauna:

Fauna é um substantivo feminino que define um conjunto de animais de convivem em um determinado espaço geográfico ou temporal.

A palavra "fauna" normalmente está associada com a "flora", conjunto de plantas, vegetais e flores que estão agrupadas em uma determinada região ou que eram característicos de algum período geológico da Terra. Ambos os conceitos (fauna e flora) são semelhantes, sendo diferenciados apenas pelo grupo que representam (animais e plantas, respectivamente).

Floresta Amazônica representa uma das mais diversificadas faunas do planeta, com mais de 7 milhões de km2, sendo que 60% pertencem ao território brasileiro.

Um grupo de animais pode ser classificado como pertecente a uma ou mais faunas, dependendo do ponto de vista que analisamos o ambiente. Exemplo: Os animais que vivem na floresta amazônica podem ser classificados como membros da "fauna amazônica" ou "fauna brasileira".

A fauna está relacionada com a biodiversidade, ou seja, uma extensa variedade de seres vivos, sejam animais ou plantas. A biodiversidade é a responsável em estabelecer o equilíbrio da vida em nosso planeta. A soma de todos os tipos de fauna ou ecossistemas da Terra, como a caatinga, os oceanos, os pantanais, os cerrados e etc, formam a biosfera - camada do planeta onde habitam os seres vivos.

Existem vários tipos de fauna, que variam a partir das diferentes regiões da Terra, no entanto, podemos dividir essas variações de faunas em dois grandes grupos: a "fauna doméstica", animais que necessitam da intervenção humana para se alimentar/sobreviver/desenvolver, e a "fauna silvestre", quando os animais não precisam dos seres humanos para se alimentar ou se desenvolver.

Entre as inúmeras variações de fauna, destaca-se:

  • Fauna Marítima: formada por animais que habitam mares e oceanos
  • Fauna Sinantrópica: animais que vivem próximo dos seres humanos, mas que são domésticos. São característicos por transmitirem doenças ou ameaças aos humanos. Exemplo: ratos, pombos, mosquitos, morcegos, entre outros.
  • Fauna Ictiológica: formada por peixes

Em 22 de setembro se comemora o Dia da Defesa da Fauna.

Veja também o significado de Biodiversidade.

O significado de Fauna está na categoria: Geral