Significado de Fecundação

O que é Fecundação:

Fecundação é a união entre os gametas masculino (espermatozóide) e feminino (ovo ou óvulo), que resulta na formação da célula-ovo ou zigoto - a primeira célula de um novo ser.

Tipos de Fecundação

  • Fecundação Interna: Ocorre no corpo do indivíduo que produz os óvulos;
  • Fecundação Externa: Ocorre fora do corpo, no meio ambiente.

Fecundação Cruzada

Na fecundação cruzada os gametas são originários de dois indivíduos distintos, que podem ter sexos diferentes ou não. A fecundação cruzada é a única forma possível de fecundação em espécies de sexos separados.

Fecundação Humana

Os espermatozóides (células reprodutoras masculinas) penetram a vagina, seguem para o útero e dele para as trompas uterinas, tentando alcançar o óvulo (gameta feminino).

Chegam ao óvulo cerca de 300 milhões de espermatozóides, mas apenas um consegue penetrar e trocar o seu material genético com o gameta feminino, dando origem ao zigoto. Esta nova célula terá 46 cromossomos: 23 vindos do pai e 23 da mãe.

O sexo do indivíduo é definido na fecundação pelos cromossomos X ou Y. As mulheres possuem dois cromossomos X (XX) e os homens, um X e um Y (XY).

Se o espermatozóide que contém o cromossomo X fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo feminino (XX). Se o espermatozóide com o cromossomo Y fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo masculino (XY).

A fecundação estimula a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG), uma glicoproteína liberada pelo corpo-lúteo (estrutura formada a partir do folículo ovariano) que impede que a mulher tenha novas ovulações e menstruações.

Através das análises de HCG no sangue ou na urina é possível detectar a gravidez com praticamente 100% de precisão.

Veja também o significado de Desenvolvimento Embrionário.

Data de atualização: 14/12/2018.