Significado de Feminazi

O que é Feminazi:

Feminazi é um termo originado a partir da junção de “feminista” e “nazista”, usado pejorativamente para descrever o comportamento extremo ou radical de mulheres que lutam pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Ele faz referência à postura de caráter extremo ou radical de mulheres que se consideram feministas e militam pela igualdade de direitos.

Nestes casos, a mulher militante possui uma postura combativa, com discursos proclamados em tons agressivos, o que acaba por se pensar que este é um discurso misândrico, de aversão aos homens.

Saiba mais sobre Misandria.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1990 pelo radialista Rush Limbaugh para se referir às mulheres que na época defendiam a interrupção da gravidez. Em sua fala, Rush afirmou que a coisa mais importante da vida para uma feminista era garantir que seria realizado o maior número possível de abortos.

Entretanto, o termo vem sendo mais popularizado nos dias atuais, tomando proporções que vão além dos direitos reprodutivos, acirrando ainda mais a luta feminista pela igualdade de direitos.

Os meios de comunicação e a internet, com a invenção das redes sociais, são espaços onde é possível encontrar diversos casos onde o uso do termo feminazi seja utilizado para deslegitimar ou descaracterizar o espaço de fala dado a uma mulher feminista.

Saiba mais sobre o Feminismo.

Diferença entre feminazi e feminismo

Embora sejam considerados termos similares por críticos do movimento feminista, existem diferenças significativas entre "feminazi" e "feminismo".

O feminismo, enquanto ação, busca garantir direitos às mulheres e colocá-las em igualdade com os homens. Já o termo feminazi ou o feminazismo foi criado com o intuito de depreciar as mulheres feministas de postura mais radical.

Como o termo também faz uma referência ao nazismo, é comum associar a luta feminista como uma apologia à superioridade das mulheres em relação aos homens (Femismo), como fazia o próprio movimento nazista.

Veja também o significado de Nazismo e Femismo.

O significado de Feminazi está nas categorias: Geral, Expressões Populares