Significado da Festa julina

O que é a Festa julina:

Festa julina é uma expressão que faz referência às tradicionais festas juninas, mas quando estas são realizadas durante o mês de julho.

Existe um grande debate em torno do uso da expressão “festas julinas”. Algumas pessoas alegam ser apenas uma alternativa criada para que aqueles que não conseguem celebrar as festas juninas em junho, possam comemorar durante o mês seguinte.

No entanto, outros grupos desconsideram este argumento, pois dizem que as famosas festas juninas já foram enraizadas e estão bem caracterizadas na sociedade. Por este motivo, as festas juninas poderiam ser celebradas em qualquer mês do ano, sem que as pessoas deixassem de entender o sentido destas festividades.

Com a criação das festas julinas, no entanto, muitas pessoas acabam por ficarem confusas, tentando entender qual a diferença entre as duas festas.

As festas julinas são configuradas exatamente como as festividades que são normalmente comemoradas em junho, com os mesmos elementos e símbolos padrões, como a dança da quadrilha, a fogueira, o “casamento na roça” e as comidas típicas (que podem variar ligeiramente, de acordo com a região do Brasil).

Festa junina

As festas juninas são a reunião das três principais festividades religiosas que ocorrem durante o mês de junho: Dia de Santo Antônio (13 de junho), Dia de São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Estas festividades existem desde a Idade Média, como uma celebração aos chamados Santos Populares.

As festas juninas surgiram na Europa e foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, durante o período de colonização do país.

No entanto, ao chegar aqui, este costume sofreu uma intensa miscigenação com tradições e cultos característicos de outras etnias, como os indígenas e africanos, que também realizavam celebrações durante o solstício de inverno (que acontece no mês de junho no Hemisfério Sul).

As comidas típicas da festa junina brasileira são exemplos das influências trazidas pelos indígenas, como o uso de pratos feitos com milho e mandioca.

Data de atualização: 04/02/2016.