Significado de Fidalgo

O que é Fidalgo:

Fidalgo é um membro da nobreza ou alguém com gestos nobres. A palavra surgiu da contração da expressão "filho d'algo", utilizada na região de Portugal e Espanha na época das cortes.

Um "filho d'algo", e posteriormente um fidalgo, era aquele que tinha algum grau de nobreza. Era um dos título ostentados pelos nobres da corte portuguesa, e depois ocorreu na corte brasileira também. O título de fidalgo era concedido pelo Rei ou Imperador e depois passado de forma hereditária em família.

No português moderno, o fidalgo é aquele que apresenta modos e trajes refinados, elegantes. Diz-se de um homem em roupas clássicas, como terno e gravata, por exemplo: "O Carlos é um fidalgo, sempre com a gravata alinhada, paletó e sapatos".

Atitudes de nobreza e generosidade também são associadas ao termo fidalgo: "Ele foi um verdadeiro fidalgo ao pagar por toda a reforma do orfanato".

Também pode-se chamar de fidalgo aquela pessoa que vive de rendimentos, que não trabalha. Ao estilo dos fidalgos descendentes da nobreza ibérica. "João desfruta vida de fidalgo, herdou milhões do pai e vive só dos rendimentos da fortuna".

O Fidalgo é um dos personagens do Auto da Barca do Inferno, peça de Gil Vicente. No texto teatral, Gil Vicente discorre com ironia sobre a sociedade portuguesa do século XVI, sendo o personagem representante da fidalguia uma parte importante da crítica social.

O significado de Fidalgo está na categoria: Geral