Significado de Fiel

O que é Fiel:

Fiel é um adjetivo de dois gêneros que significa leal, sincero, íntegro, é aquele que age com fidelidade e que cumpre às suas promessas.

Fiel é aquele que não muda seu comportamento, que é firme, constante e perseverante. É um amigo certo, ou aquele que não mantém ligações amorosas senão com a pessoa com quem se comprometeu, é aquele que mantém fidelidade.

Fiel significa ainda aquilo que é exato, verídico: narração fiel ou história fiel. A expressão fiel é usada ainda quando se faz referência ao que é idêntico: cópia fiel.

Fiel é também um substantivo de dois gêneros, quando se refere ao seguidor de uma doutrina ou ao membro de uma igreja ou seita. É aquele que professa uma religião.

O plural de fiel é fiéis (com acento). A palavra fieis (sem acento) é uma conjugação do verbo fiar (que vós fieis – segunda pessoa do plural do presente do subjetivo.

Fiel escudeiro

Fiel escudeiro é uma expressão usada para adjetivar aquela pessoa que é leal, em quem se pode confiar ou que está sempre disposta a defender e proteger o amigo.

“Fiel escudeiro” é a denominação do personagem “Sancho Pança” no livro “Dom Quixote de La Mancha”, do escritor e dramaturgo espanhol “Miguel de Cervantes”. Sancho Pança, seu fiel escudeiro e companheiro é um personagem prosaico e materialista enquanto Dom Quixote é visionário e sonhador. O livro narra incursões e aventuras de Dom Quixote em terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha, sempre em companhia de Sancho Pança, seu fiel escudeiro.

Ver também

Data de atualização: 29/09/2014.