Significado de Fiorde

O que é Fiorde:

Fiorde é um termo utilizado na geomorfologia para definir um enorme vale formado por rochas e inundado de água, devido à fusão do gelo na Era Glacial.

A palavra fiorde ou fiord é de origem norueguesa (fjord) e significa "porto seguro", isso porque as águas dos fiordes são normalmente tranquilas, ideais para pescar ou atracar embarcações. 

As dimensões dos fiordes são incríveis, podendo chegar aos 350 quilômetros de comprimento e paredes com mais de mil metros de altura, com até 1.500 metros de profundidade. 

Os maiores fiordes do mundo estão localizados na América do Norte (Canadá e Alasca), na Noruega, na Suíça e no Chile. Entre os principais e mais conhecidos estão os fiordes de Milford Sound, o fiorde de Geiranger, fiorde de Oslo e fiorde de Naeroy.

Esses vales gigantescos e cheio de água salgada se formaram há milhões de anos, durante as Eras Glaciais. Devido a baixa temperatura média do planeta naquela época, os grandes mantos de gelo avançavam sobre as regiões mais quentes da Terra, arrastando tudo o que encontrava pela frente, inclusive pedaços de rochas. Esta é a chamada "erosão glacial".

Com o aquecimento da atmosfera terrestre, os imensos blocos de gelo retrocederam, dando lugar a longos e profundos caminhos de água em meio as rochas. 

Muitas pessoas confundem os fiordes com as rias, no entanto são bastante diferentes. Enquanto que os fiordes possuem dezenas de metros de profundidade, as rias não chegam nem perto disso. Outra diferença está no formato: os fiordes têm forma de "U", já as rias assemelham-se com um "V".

O significado de Fiorde está na categoria: Geral