Significado de Fisiologia

O que é Fisiologia:

Fisiologia é uma área de estudo da biologia responsável em analisar o funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos.

O termo fisiologia se originou a partir da junção do grego physis, que significa “funcionamento” ou “natureza”, com a palavra logos, que quer dizer “estudo” ou “conhecimento.

Assim, o significado de fisiologia seria “conhecimento da natureza” ou “estudo dos funcionamentos”.

Em suma, a fisiologia é o estudo das funções dos organismos vivos, sejam eles do reino animal ou do reino vegetal.

Os primeiros estudos sobre o “funcionamento dos organismos” datam da Grécia Antiga, porém apenas a partir do século XVI que a fisiologia moderna começou a ganhar forma.

Nomes de destaque para este ramo foram os de Andreas Versalius (1514 – 1564) e William Harvey (1578 – 1657).

Para isso, o estudo da fisiologia é subdividido em fisiologia animal e fisiologia vegetal. Ainda existe a “fisiologia bacteriana”, no entanto não possui tanto destaque quanto os outros ramos de análise.

Fisiologia humana

A fisiologia humana dedica-se ao estudo do funcionamento do organismo dos seres humanos.

Este é um ramo que se ramifica a partir da fisiologia animal, responsável em analisar e compreender todas as funções dos organismos do reino animal.

A fisiologia humana envolve estudos sobre a circulação sanguínea, sistema digestivo, embriologia, sistema respiratório, endócrino e etc.

Anatomia

É um ramo que se dedica ao estudo macroscópico e microscópico de todas as estruturas físicas dos seres vivos, como a sua forma e disposição dos órgãos, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de anatomia.

Data de atualização: 04/09/2015.