Significado de Fitoplâncton

O que é um Fitoplâncton:

O fitoplâncton é um conjunto de algas microscópicas que possuem estruturas semelhantes às plantas. É justamente por isso que recebem este nome: o termo fito, em grego, significa planta.

É um tipo de plâncton - microorganismos microscópicos existentes no ecossistema aquático. Além dos fitoplânctons, também fazem parte deste grupo os zooplânctons, protozooplânctons e bacterioplânctons.

Vivem na superfície das águas, principalmente nos mares, embora possam ser encontrados também em outros ambientes aquáticos, como lagos e rios.

Os dois tipos mais facilmente encontrados são os dinoflagelados (Pyrrophyta) e as diatomáceas (Chrysophyta).

Características dos fitoplânctons

São microorganismos vegetais que podem possuir formas variadas (arredondada, espinhosa ou ovalada, por exemplo). Podem viver sozinhos ou agrupados em colônias.

Os fitoplânctons mais facilmente encontrados são as algas unicelulares. Mas existem outros, como é o caso dos flagelados. Essa espécie tem como característica a presença de um flagelo, que serve para impulsionar sua locomoção nas águas.

Crescimento dos fitoplânctons

O crescimento da população de fitoplânctons de um local é influenciado por vários fatores ambientais, como:

  • quantidade de nutrientes existente no ecossistema,
  • temperatura das águas,
  • presença de fungos e bactérias ou outras plantas aquáticas,
  • quantidade de luz que incide sobre as águas.

Bloom

Quando a população de fitoplânctons se desenvolve em excesso ocorre um fenômeno chamado bloom ou florescimento, ou seja, quando há presença excessiva desses microorganismos. Essa ocorrência é facilmente percebida quando, por exemplo, a superfície de um lago fica coberta por uma camada verde.

O bloom pode acontecer naturalmente, mas também pode ocorrer em razão da influência humana, como acontece em águas poluídas. O fenômeno pode ser responsável por causar desequilíbrios no ecossistema local, pois interfere na cadeia alimentar e afeta a existência de outros animais.

Em muitos casos, o florescimento termina quando os nutrientes em excesso se esgotam ou quando a temperatura ambiente volta ao seu estado normal.

Qual a importância dos fitoplânctons?

Os fitoplânctons são responsáveis pela produção de quase metade de todo oxigênio presente na atmosfera da Terra. Como possuem clorofila e vivem na superfície das águas, recebem luz solar direta e em quantidade suficiente para fazer fotossíntese, processo que ajuda na purificação do ar por meio da liberação de oxigênio.

Conheça mais detalhes sobre a fotossíntese.

Também são muito importantes na preservação da vida e do equilíbrio das águas, pois fazem parte da base de boa parte das cadeias alimentares desses ecossistemas, ou seja, os fitoplânctons servem de alimentos para outros animais.

Além disso, sua presença na superfície da água compõe uma barreia capaz de filtrar a quantidade de luz que penetra na água.

Fitoplânctons e bioluminescência

Um tipo específico desses organismos - o phytoplanktons bioluminescente - quando agrupado em grande quantidade cria um fenômeno de luminescência, deixando a água em tons neon.

O fenômeno é explicado por uma reação química destes organismos, que geram uma luminosidade azulada ou esverdeada que pode ser vista mais facilmente à noite.

FitoplânctonRegistro da bioluminescência em Mosquito Bay/Porto Rico.

A ciência ainda não sabe explicar ao certo a razão da luminescência, mas acredita-se que se trata de um mecanismo de defesa para afastar predadores. Outra explicação relaciona a ocorrência com o ciclo reprodutivo da espécie.

No Brasil, existem registros desses fenômenos em algumas praias do sul e do sudeste do país.

Leia também o significado de Plâncton.

Data de atualização: 23/09/2019.